João Pedro Lemos
Colunista do blog
Sermos melhores...
Às vezes em pensamento imagino ser tanta coisa e fico pensando o que eu poderia ter sido, mas de repente me dou conta, sou exatamente o que sou e não sei como faria se fosse o que não sou. E só sei ser o que realmente sou. Complexo não? Filosofando sobre a vida em busca do entendimento dos meus limites sempre me lembro de uma frase do pensador e escritor espanhol Ortega y Gasset, “O Homem é ele e suas Circunstâncias”. Agora imaginem a si mesmos com circunstâncias diferentes das que as tornam o que são... Como seria? Na verdade a estrutura toda é uma cadeia de circunstâncias, fatos interligados que tornam tudo como é.
Ninguém é dono do conhecimento e este não é absoluto, nunca foi, Sócrates o pai da filosofia dizia, “só sei que nada sei” para exatamente mostrar nosso limite em tentar entender o todo, aliás, a fase mítica da humanidade se resumiu em tentar criar uma estrutura de entendimento do todo, alguns a partir da dedução, outros a partir de experiências isoladas.
O conhecimento, contudo nos dá ciência de nossos limites, nossas possibilidades e nosso crescimento dentro do que é de fato viável na realidade, foi assim que Aristóteles desenvolveu a classificação científica dos animais em gênero, espécie, pois o conhecimento possibilita a organização do entendimento.
Nesse breve filosofar parti de uma análise pessoal para chegar síntese geral e concluir que somos seres únicos, somos o que somos e se fossemos diferentes, teríamos uma realidade diferente como parte de nossas circunstâncias.
O grandioso nisso tudo é que isso nos dá a possibilidade de sermos melhores, sujeitos de nosso crescimento, razão que nos obriga dentro da nossa realidade de sermos o que somos, mas sempre aspirando, querendo ser melhor, porque isso o conhecimento também nos proporciona e mudando nossa realidade podemos também fazer com que a realidade do todo se transforme.
A diferença de não nos tornamos apenas circunstanciais como acontece com os demais seres na natureza é nossa consciência (autoconhecimento, percepção de si mesmo) que possibilita essa superação e nos tornarmos sujeitos de nossa caminhada, sempre dentro da nossa evolução pessoal no mundo circunstancial. Por isso é fundamental continuarmos evoluindo....