Chaves das residências foram entregues neste domingo em Rosário do Sul (foto divulgação) |
Rosário do Sul - O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), aderido ao Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, subsidia a construção ou reformas, acabamentos e melhorias de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais por intermédio de operações coletivas de repasse de recursos do Orçamento Geral da União, ou de financiamento habitacional com recursos do FGTS. A comunidade da Divisa localizada no interior do município, através do Coordenador do Programa Nacional de Habitação Rural na cidade, Rogério Ustra, foi a 1ª do Brasil a acessar o PNHR.
No último domingo, 1º de março, foi realizada a cerimônia de entrega de 14 novas residências para os moradores daquela localidade e contou com a presença do Prefeito Municipal Luis Henrique Antonello, secretários e assessores municipais, além dos coordenadores e membros da Cooperativa Crehnor. Para que o projeto pudesse ser executado, a Administração Municipal concedeu aos moradores um número geral da matrícula da área, para que assim, os moradores tivessem acesso ao programa.
Rogério Ustra destacou em entrevista a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal a importância do projeto, “Através de uma Cooperativa de Crédito, a Crehnor, nós viabilizamos a construção das 14 residências que possuem 45m² e custaram aproximadamente R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais)”. Ustra destacou a data histórica que insere Rosário do Sul e a comunidade da Divisa, “Fomos os 1ºs no Brasil a acessar o PNHR. Para nós foi muito difícil por ser uma ação nova que estávamos empreendendo, mas conseguimos. Quero destacar também que a mão de obra utilizada para a construção das residências foi toda da comunidade, isso é mais uma grande vitória para nós que conseguimos transformar produtores de hortaliças, por exemplo, em pedreiros, e o mais importante, atingimos os padrões que a Caixa Federal exige”.
As casas são subsidiadas em 95% pelo Governo Federal e os moradores somente pagarão 4 parcelas de R$ 286,00 (duzentos e oitenta e seis reais), sendo 1 parcela por ano e a 1ª somente 1 ano após a assinatura do contrato. Ainda na cerimônia de entrega foram anunciadas a construção de mais 50 novas residências.