Catadores foram cadastrados para futura aplicação do projeto "Catadores em Rede" do MNCR |
Na última semana, a Associação de Catadores de São Gabriel, presidida por Herman Sérgio Diaz (Castelhano) recebeu a visita dos delegados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), onde na ocasião, houve a entrega de uniformes (fardas) de trabalho e também o cadastro dos profissionais do setor para a futura aplicação do projeto "Catadores em Rede". A reunião aconteceu na sede da Associação, no Bairro Vargas.
Castelhano conversa com os coordenadores do projeto, Luciano e Tanque Menezes |
Os coordenadores do Movimento no Estado, Luciano Menezes, Tanque Menezes e Maria Turgira, se reuniram com os catadores. Segundo Luciano, o cadastramento faz parte do estudo para implantação do projeto na região. "O objetivo do projeto é fortalecer a reciclagem popular, em um trabalho feito diretamente pelos catadores, sem atravessadores, proporcionando assim uma remuneração mais justa. Temos três redes no Estado e pretendemos implantar uma aqui", explicando que o cadastro é parte do mapeamento da rede de catadores existente no RS.
Também acompanhou os trabalhos o Coordenador Geral do Movimento, Jorge Luis Redlich. Para o Presidente da Associação, esta ação valoriza os catadores. "Estamos fazendo de tudo para que possamos desenvolver e divulgar a coleta seletiva em São Gabriel, além de buscar a valorização de nosso trabalho", sintetizou. Ainda participou da reunião o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Jorge Carpes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.