Reinauguração do Parque Nehyta Ramos aconteceu na última sexta-feira em Alegrete (foto Andressa Benites/Especial C7) |
Alegrete - Um dos parques mais populares do Alegrete está oficialmente devolvido à comunidade. Na tarde da última sexta-feira (13) o Parque Nehyta Ramos teve sua reinauguração com o descerramento do painel em homenagem à professora que dá nome ao parque. O ato simbólico de reinauguração contou com a presença de autoridades do legislativo e executivo municipal, além de amigos da família Ramos, como Valdir Borges, filho do ex prefeito Waldemar Borges, e a filha de Nehyta e Ruy, Cosete Ramos.
A obra de revitalização do parque teve recursos de emenda parlamentar da então deputada federal Emília Fernandes, no valor de 146 mil reais, mais contrapartida do município em serviços. O parque recebeu transplante de 12 árvores adultas, plantio de mudas de 32 espécies nativas e reposição de parte do gramado. “O parque hoje está renovado, mais bonito. É uma homenagem maravilhosa para uma mulher maravilhosa”, disse Cosete Ramos.
Adão Faraco, vereador, ex-prefeito e aluno de Nehyta Ramos, historiou a trajetória da professora que formou centenas de alunos. “A professora Nehyta transmitia os fatos geográficos e históricos a nós alunos de uma maneira que todos nós compreendíamos. A maneira leve como ela compartilhava seu conhecimento despertava a vontade de saber”, conta.
O deputado federal Afonso Motta, lembrou o legado da homenageada, figura importante de sua época na educação em Alegrete. “Dona Nehyta, juntamente com Ruy, fizeram muito pela educação em Alegrete e, por isso, merece todas as homenagens rendidas a ela”, afirma.
O parque, que já tinha instalada uma academia de rua adaptada para pessoas com deficiência, agora conta com um painel de bronze feito em homenagem à Nehyta Ramos. Para a presidenta da Câmara Municipal, Judete Ferrari, o parque, além de uma justa homenagem a uma grande mulher, também é um patrimônio do município. “Este parque é muito importante para a comunidade porque tem um proposta inclusiva, onde todas as pessoas, sejam com deficiência ou não, encontram aqui um local para o lazer ou atividade física”, comenta.
Para o prefeito Erasmo Silva, de todas as homenagens feitas à Nehyta, a maior delas é preservar o parque. “Este espaço já tem ocupado antes mesmo dele ser oficialmente devolvido à comunidade e isto demonstra que atingimos nosso objetivo de renovar mais este espaço público. Que façamos bom uso dele para mantê-lo como mais um cartão postal da cidade”, conclui.