Renato da Costa Figueira foi empossado na Comissão Eleitoral da OAB/RS (foto OAB/RS) |
O objetivo é supervisionar, com função correcional e consultiva, as eleições da entidade, que serão realizadas no final deste ano
A Comissão Eleitoral do Conselho Federal da OAB (CECFOAB) foi empossada, nesta quinta-feira (26), com o objetivo de supervisionar, com função correcional e consultiva, as eleições seccionais e a diretoria do CFOAB. O pleito será realizado no final deste ano. O ex-presidente da OAB/RS e conselheiro federal, Renato da Costa Figueira, assumiu como membro da CECFOAB, juntamente com os conselheiros federais José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral (AM), Francisco Eduardo Torres Esgaib (MT), Fernando Carlos Araújo de Paiva (AL) e Sérgio Fisher (RJ).
Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a atuação da comissão é fundamental para uniformizar o entendimento em todo o Brasil sobre as regras das eleições internas da OAB e para revidar esforços para que seja garantida a autoridade dessas regras. “A Comissão Eleitoral do Conselho Federal da OAB terá integral compromisso no cumprimento irrestrito de todas as regras esculpidas no Provimento 161/2014”, afirmou.
“Contaremos com a colaboração e o empenho dos demais membros designados, todos competentes e experientes conselheiros federais, democraticamente escolhidos entre todas as regiões do país”, ressaltou Simonetti, presidente da CECFOAB.
O Provimento 161 foi aprovado pelo Conselho Pleno da OAB no fim de 2014. O documento altera regras para as eleições da Ordem, tanto no âmbito das Seccionais quanto da diretoria do CFOAB. As alterações visam o aperfeiçoamento contínuo do pleito, a diminuição dos gastos em campanhas e a reformulação de partes do texto que possam ter interpretação dúbia.