FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

21 fevereiro 2015

Polêmica: samba gabrielense é plagiado em Caçapava do Sul

Escola de Samba Unidos da Vila Sul trouxe enredo sobre a turma do Chaves em Capaçava. O problema é que o mesmo foi copiado da Jupob, apenas trocando alguns nomes (foto Cleder Nascimento/Prefeitura Caçapava do Sul)
Uma polêmica está dando o que falar nas redes sociais neste sábado (21). Após ver um vídeo na internet, o compositor Marcel da Cohab e integrantes da Academia de Arte e Cultura Jupob descobriram que um dos seus sambas foi plagiado descaradamente. O enredo "Com a Turma do Chaves o Lobão vai festejar 35 carnavais: a Jupob é meu lugar!" de 2013, que falou dos personagens do humorista mexicano falecido no ano passado, foi utilizado pela Escola de Samba Unidos da Vila Sul, de Caçapava do Sul. A polêmica é que o samba foi plagiado, sendo que as citações referentes à Jupob foram trocadas pelo nome da Escola. 

O samba original é composto por Marcel da Cohab, Ricardo Moreno, Diego Neves, Rogério Melo, Emerson Fernandes e André Teixeira e Giancarlo Bina. Um dos vídeos feitos pelo site Farrapo, de Caçapava, mostra que o samba foi copiado, onde houve a troca dos nomes da Jupob pelos da Escola. 

Segundo a legislação, o plágio, que é a cópia de uma obra de autoria registrada, é crime previsto na Lei de Direitos Autorais, nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. As medidas podem ser tomadas pelos autores, a fim de reparação e retratação. Confira os vídeos dos sambas e tire suas conclusões:

Confira o samba original:



E o plágio:


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.