Reunião tratou de movimentações para a realização da Semana dos Museus em São Gabriel e apresentou projetos de sinalização histórica e turística, além de uma rota cultural |
Na quarta-feira de cinzas (18), uma reunião foi realizada no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim (Igreja do Galo), para tratar da 13ª Semana de Museus, onde São Gabriel deverá participar e ter novidades. Além de colher sugestões para atividades que sigam o tema "Museus para uma Sociedade Sustentável", um projeto foi apresentado pela Associação Pró-Cultura para implantar a sinalização turística dos prédios históricos de São Gabriel, criando uma rota cultural no Centro.
Vários segmentos culturais e educacionais de São Gabriel, além de instituições como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Farroupilha participaram da reunião, que começou com a apresentação do projeto "Conheça Minha Cidade", apresentado por Sidnei Nunes (Magal). Este consiste na implantação de uma rota turística que começa na Igreja do Galo, percorre a Rua Andrades Neves e desce a Rua Duque de Caxias e Avenida Júlio de Castilhos, até chegar no Museu da FEB. "Este projeto ele terá a sinalização dos prédios históricos no caminho, para mostrar o que representou o local, até por que muitos não sabem onde eles ficam", destacou Magal.
O projeto terá placas com sinalização do que foram os prédios, como por exemplo, a própria Igreja do Galo, o antigo Clube Guarany, o Sobrado da Praça, a casa onde nasceu o Marechal Hermes da Fonseca (hoje agência da Caixa), o Palácio Plácido de Castro, o Instituto Palmira Vieira da Silva, entre outros. Patrocínios serão buscados para custear as placas. "A ideia é lançarmos esta iniciativa na Semana dos Museus, que ocorrerá em maio", explica Glecio. Além disso, um outro projeto da Pró-Cultura consistirá em colocar também placas com fotos de prédios históricos antes e depois.
As atividades que deverão ocorrer na Semana dos Museus em São Gabriel deverão ser anunciadas nos próximos dias, finaliza Glecio.