FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

27 fevereiro 2015

Morre Ítalo Zailu Pereira Gatto

Ítalo Zailu faleceu na última segunda-feira (foto arquivo pessoal)
O poeta e entusiasta cultural Ítalo Zailu Gatto Pereira faleceu na última segunda-feira (23), devido à problemas de saúde por longa enfermidade. Ítalo Zailu era um apaixonado por poesias e pela cultura. Ele estava em Porto Alegre, onde estava internado. Funcionário público aposentado, Ítalo morou 46 anos em Porto Alegre. Neste período, fez da poesia e da escrita sua paixão e incentivado por amigos, lançou seu pimeiro livro, "O Acendedor de Estrelas", em 1972.


Participou de várias coletâneas poéticas e apresentou vários poemas em rádios da capital, como a Itaí, Continental e Princesa. Foi premiado como o "Poeta Revelação do RS" em 1963, pelo poeta J. G. de Araújo Jorge e "Poeta Laureado" pelo DCE da Unisinos, em 1971.

Um de seus poemas conhecidos foi "Cantiga Verde-Amarela" e teve como maior parceiro o poeta Nelson Fachinelli. Ele foi um dos fundadores do "Cafezinho Poético", movimento que promovia saraus mensais em bares e restaurantes de Porto Alegre. Teve seus poemas divulgados em vários jornais e revistas do País.

Em São Gabriel, foi um dos grandes entusiastas da Feira do Livro e no ano de 2008, apresentou um programa cultural nas noites de sábado na Rádio Batovi, chamado "Recordar é Viver", que trazia poemas, notícias culturais e clássicos da música brasileira e mundial e que tinha boa audiência. Deixa uma obra de colaborações para a literatura gaúcha e nacional. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.