Do Governo do Estado do RS
O repasse de recursos federais para a continuação das obras das barragens de Taquarembó e Jaguari, na Metade Sul, deverá ocorrer até o mês de abril. A garantia foi dada ao vice-governador José Paulo Cairoli, nesta terça-feira (24), em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. Ainda, segundo o ministro, já está disponível a verba para a barragem de São Sepé.
"A reunião foi muito produtiva. O ministro entendeu a nossa preocupação e nos tranquilizou, dizendo que entre março e abril serão repassados os valores para as duas barragens (Taquarembó e Jaguari) e que os recursos para a barragem de São Sepé já estão disponíveis”, destacou o vice-governador.
José Cairoli esteve acompanhado pelo secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, do deputado federal Jerônimo Goergen e dos prefeitos de Três de Maio, Olívio José Casali, e de Santo Ângelo, Valdir Andres, que levaram questões referentes a seus municípios que estão no âmbito do Ministério da Integração Nacional.
Taquarembó – A barragem que tem como função criar um reservatório de acumulação de água para usos múltiplos está sendo executada no arroio Taquarembó, localizado entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na Região da Campanha. Após a conclusão, os volumes armazenados irão elevar o abastecimento de Dom Pedrito, com a possibilidade de irrigar 16 mil hectares das várzeas do arroio Taquarembó, com potencial futuro de 38 mil hectares irrigados. A obra também garantirá vazão remanescente para o atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região - os programas ambientais também estão previstos.
Jaguari – A obra da barragem irá irrigar uma área de 17 mil hectares, beneficiando São Gabriel, Lavras do Sul e Rosário do Sul, com destaque para contribuição indireta na solução dos problemas de abastecimento de água de Rosário do Sul, além de manter a balneabilidade da praia de Areias Brancas e o controle das cheias no município. Também será possível a garantia de vazão remanescente para atendimento ao equilíbrio ambiental do ecossistema na região.
São Sepé - A barragem tem como principal objetivo a superação dos déficits hídricos, beneficiando as lavouras constituídas principalmente pela cultura do arroz e propiciando o aumento da área irrigada, com a ampliação de opções de cultivo. A barragem irá suprir o sistema de abastecimento de água da zona urbana dos municípios de São Sepé e Formigueiro, reduzir os efeitos das cheias e favorecer as condições de manutenção da vida aquática nos cursos d'água.