Dia de Campo Estadual do IRGA será nesta quinta, em Cachoeirinha. São Gabriel levará excursão ao encontro (foto arquivo C7) |
Como é tradição todos os anos, o 1º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão (NATE) do IRGA, sediado em São Gabriel, participará do Dia de Campo que ocorre na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. Uma excursão com orizicultores, técnicos e estudantes da Unipampa se fará presente ao evento, que este ano faz parte da 12ª Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe.
A excursão sai da frente da sede do IRGA, no antigo Fórum, por volta das 4 horas da manhã desta quinta. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado na América Latina e Caribe, que participam da conferência.
Seis Estações de Campo serão expostas:
Estação 1: Milho em rotação com arroz irrigado
Estação 2: Cultivares das instituições parceiras: Flar, Ciat, Embrapa e Epagri
Estação 3: Soja em rotação com arroz irrigado
Estação 4: Vitrine de cultivares Irga
Estação 5: Produção e uso de sementes de arroz irrigado
Estação 6: Manejo integrado do arroz irrigado: a evolução da lavoura de arroz e o papel da extensão rural do Irga na orizicultura do Rio Grande do Sul.
Após, será servido almoço no local. Haverá ainda, como atividades complementares, os agrônomos Carlos Alberto Fagundes e Fernando Fumagalli Miranda apresentam na Estação A, Secagem e armazenamento de arroz na propriedade rural – silos modulados do Irga, o programa e discutem a importância e os benefícios da secagem e do armazenamento de grãos de arroz na propriedade rural. Na Estação B, Vitrine tecnológica para parceiros da cadeia produtiva do arroz irrigado, são oferecidos espaços para as empresas e outras instituições de pesquisa e ensino que tenham interesse em participar do evento, expondo seus produtos e serviços.