Grande público compareceu à Passarela Carlos Ari para a primeira noite dos desfiles |
A primeira noite oficial do Carnaval de Rua de São Gabriel talvez tenha sido a mais esperada da história recente da folia. Aberta na Passarela do Samba "Carlos Ari Rodrigues", em homenagem ao grande intérprete carnavalesco na noite deste sábado (14), a noite teve desfiles de tirar o fôlego dos foliões. Kizueira, Jupob e Diretoria largam iguais para ganhar o Carnaval de rua gabrielense.
A disputa foi evidente pela qualidade dos desfiles. A noite foi aberta com a entrega das chaves da cidade feita pelo Prefeito Roque Montagner ao Rei Momo Carlos Eduardo Flores da Silveira (Zéti) e a corte do Carnaval, eleita no final do mês passado. A estrutura está bem mais qualificada este ano. Ainda foi realizada uma homenagem ao jornalista e fundador da Rádio RBC FM, Rivadávia Barbosa Corrêa, que faleceu há mais de um ano atrás.
A noite foi aberta com o novo Grupo de Acesso, que teve somente o bloco Milionários do Samba, que deverá subir novamente em 2016. A seguir, o momento que todos esperavam: as três grandes da categoria blocos abriram o Grupo Especial. O Bloco Kizueira veio com o enredo "Chico Anysio - O personagem da alegria", homenageando o humorista de Maranguape que criou mais de 200 personagens. Diversos componentes do bloco e a bateria "Fabulosa" vieram caracterizados como os personagens de chico, como Painho, Coalhada, Professor Raimundo, Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, entre outros.
E não parou por aí. A noite teve um dos blocos mais esperados, que foi a Academia de Arte e Cultura Jupob, que levou o enredo "Da mágica à ilusão, vem pra rua com o Lobão", trazendo o mundo da mágica e do ilusionismo, inclusive com direito a um mágico de verdade, o jovem Antônio, de apenas 15 anos. A bateria Alcatéia deu show novamente, e o bloco veio com o maior número de componentes entre as entidades presentes. A emoção tomou conta dos cerca de 800 integrantes, empolgando o público nas arquibancadas.
Encerrando a noite, o Bloco Diretoria relembrou o "Maluco Beleza" Raul Seixas com o enredo "Maluco Beleza na Folia: é Diretoria", onde até o trem das sete abriu o carnaval do bloco. Também veio com um enredo e desfilou de forma técnica, em busca do título. A entidade levou também um grande número de foliões para a Passarela do Samba, e não quer ficar de fora da disputa do campeonato.
Enfim, foi uma noite memorável. Apesar do atraso, os desfiles terminaram cedo. Hoje, mais cinco entidades passam pela Passarela na noite deste domingo, 15 de fevereiro, que será aberta com o Bloco Infantil Doce Folia: Bambas da Orgia, Olodum Folia, Trevo, Unidos da Vila Mariana e encerrando com o "arrastão da alegria" do Bloco da Geni. Confira as fotos do que aconteceu na noite de sábado: