Catástrofes: Não estamos preparados
Colunista do blog
O último temporal ocorrido na região nos mostrou que de fato não estamos preparados para catástrofes e acidentes naturais, sequer de médias proporções. Os últimos ventos ocorridos na região causaram mais problemas na recuperação dos sistemas de serviço do que em si. Falta de equipe, falta de recursos, falta de assistência são os maiores desafios o que acaba estendendo a problemática da falta de solução.
Falta de energia elétrica por vários dias, substituição de postes são exemplos claros da nossa situação de despreparo. Infelizmente ninguém espera que coisas desse tipo venham a ocorrer.
Alertar é necessário e hoje diante de tanta tecnologia espacial e meteorológica conseguimos ter algumas noções previsíveis do que virá. Foi exatamente o que ocorreu com o vértice polar nos Estados Unidos, só que lá veículos, sistema de saúde, socorro são bem mais preparados, inclusive as forças armadas tem equipes especializadas para isso.
E nós? Claro, sempre digo que o Exército Brasileiro é nossa salvação nesse sentido, também os bombeiros. Para esse tipo de coisa um treinamento especial se faz necessário, atualmente mais do que nunca é importante treinamentos especializados para esse tipo de situação que deverá se agravar com o aquecimento global e suas consequências.
Fica a pergunta aos leitores que poderão me ajudar na redação dessa coluna, o que nos espera em termos de futuro o clima global?