FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

15 janeiro 2015

Malu Bragança: Turismo de muitas ideias e trabalho

Secretária falou sobre Carnaval e vários eventos do turismo à reportagem do C7
Neste começo de 2015, as atenções estão voltadas para o Carnaval, como é de costume. E para falar mais a respeito do que está acontecendo - já que os preparativos estão em andamento - o Caderno7 conversou com a Secretária de Turismo, Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira (Malu), para saber mais o que está decidido e o que virá por aí, além dos demais eventos deste período de verão. A Secretária destaca que está com bastante projetos para serem postos em prática neste ano. 


À respeito do Carnaval, Malu explica sobre a questão de não ter concurso entre as escolas. A decisão foi por votação das entidades presentes. Filhos de Olodum e Amor de Carnaval abriram mão do concurso por dificuldades internas. "É uma pena, mas como as decisões são tomadas de forma democrática, e assim sempre será, foicolocado em votação. O principal motivo foi que estas entidades alegavam necessitar de tempo para reestruturação", disse. A Escola Filhos de Olodum teria perdido 80% de material em imprevistos ocorridos recentemente e a Amor de Carnaval teria pouco efetivo para os desfiles. 

A principal novidade deste ano é a adoção de um Grupo de Acesso para o Carnaval 2015, ou seja, a divisão de blocos carnavalescos em dois grupos. Abrem o novo grupo os Blocos Milionários do Samba e União da Ilha, na noite de sábado. O Grupo Especial conta com os blocos Jupob, Kizueira, Diretoria, Bambas da Orgia, Olodum Folia, Trevo, Unidos da Vila Mariana e encerrando, o Bloco da Geni, que não concorre. Além disso, o gerenciamento do Carnaval está a cargo da Liga Carnavalesca, com apoio do Turismo. "Isso dará autonomia as entidades. Quem tem que gerenciar e organizar é justamente quem está mais envolvido na atividade. Estaremos dando total apoio para a Liga, democratizando assim o Carnaval", frisou.

Os repasses serão de R$ 7 mil para Escolas e R$ 4 mil para os Blocos, o que deve ocorrer no máximo até a última semana de janeiro, evitando o pagamento de última hora. "Este convênio para repasse dos recursos será fiscalizado por uma comissão da Prefeitura. Quanto à entidades que não disputarem concurso, se elas devem receber ou não, quem decidirá é a Liga", explica a Secretária, que acrescenta a realização da escolha da Rainha do Carnaval, em 31 de janeiro, às 21 horas, no Ginásio Plácido de Castro. O regulamento será o mesmo do ano passado, quem já foi rainha, não poderá concorrer novamente. As inscrições começam nesta sexta, 16 de janeiro, e vão até o dia 26.

Sobre o Garota Verão, as informações deverão ser liberadas até a próxima semana, visto que uma reunião seria realizada com a RBS TV, promotora do concurso. "Há grande procura de candidatas pelas inscrições, mas ainda não tínhamos definido quando elas começarão. Mas provavelmente, semana que vem já possamos estar abrindo este período", frisou.

Além do Carnaval e do Garota Verão, que terá sua final regional em São Gabriel no mês de fevereiro, outros eventos já estão sendo preparados pela Secretaria. De 2 a 8 de fevereiro, está prevista uma série de eventos em homenagem aos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju. Uma mostra no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim será aberta, e no dia 7, uma missa campal está prevista para a Chácara Juca Tigre, local em que teria morrido Sepé. No dia 22 de fevereiro, um evento sobre brincadeiras antigas está sendo promovido pela Escola do Cruzeiro, com uma corrida de carrinhos de rolimã. E a partir de março, estará sendo planejada a programação do aniversário do Município.

Questionada sobre um antigo projeto de seu pai, Ricardo Bragança, que defende a construção de uma pista de eventos em São Gabriel, Malu diz que há intenção de levar este projeto adiante. "É uma reivindicação de vários segmentos, principalmente das entidades carnavalescas, que poderiam ter um barracão, um lugar para ensaios e outras ações. Só que por ser um empreendimento grande, estamos analisando o encaminhamento deste projeto ao Governo Federal, que tem sido parceiro do município", disse.

O Parque Tradicionalista Rincão das Carretas também é foco da Secretaria. Malu informa que foi elaborada uma minuta de um convênio com a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), que está sob análise do departamento jurídico da entidade. "Este convênio prevê o uso compartilhado do Parque entre a Prefeitura e a CTM. Queremos construir um bom entendimento com a Coordenadoria, pois não imaginamos uma Semana Farroupilha sem a organização e participação deles", afirmou.

Finalizando, Malu Bragança informa que está com uma série de projetos para inovar a atuação do Turismo em São Gabriel, começando pelo Carnaval. A ideia é aplicar neste ano, a realização de uma mostra de talentos nos bairros da cidade. "Queremos fazer com que a comunidade possa participar mais, por meio desta atividade, e vamos efetivar estes eventos para que de repente, possam figurar no calendário oficial do município", conclui.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.