Passageiros do voo aguardavam uma decisão da American sobre avião que apresentou problemas na decolagem (foto Viviane Bertol/especial C7) |
Há instantes, o avião da empresa American Airlines que faz a linha Porto Alegre-Miami teve problemas ao decolar. Tal situação já tinha acontecido do deslocamento da cidade norte-americana para o Brasil. No seu retorno para o país, o avião apresentou uma grave falha elétrica quatro horas após ter decolado, e o comandante conseguiu retornar com a aeronave para o Aeroporto Internacional de Miami. É o que nos revelou com exclusividade a jornalista Viviane Bertol à redação do Caderno7, na noite de segunda-feira (22).
Viviane embarcou no avião após o meio-dia (hora de Brasília) e quando já estava em voo, foram detectados problemas nas turbinas, gerados por uma pane elétrica, o que fez o comandante da aeronave retornar para o Aeroporto de Miami. O ambiente era tenso, conforme ela relata. "A aeronave seria recolhida e nos transferiram para as 19 horas, chegaram a anunciar que seria substituído o avião e no entanto, utilizaram o mesmo", relatando que os passageiros ficaram muito nervosos e até revoltados.
Um tumulto chegou a ocorrer no avião, onde alguns passageiros teriam sido impedidos de embarcar por que reclamaram. Inclusive um bate-boca entre passageiros e representantes da empresa teria ocorrido. Mais uma tentativa foi feita, e o voo seguiu ao Brasil sem problemas até então. Ao chegar em Porto Alegre e retornar a Miami com uma nova tripulação de passageiros, o avião apresentou mais problemas e retornou ao aeroporto Salgado Filho.
Segundo o jornalista Rodrigo Mota em postagem no Facebook, o avião é muito antigo e a companhia não usaria aeronaves novas por que a pista do Salgado Filho não o comportaria. Ele afirmou ainda que é a aeronave mais velha usada pela companhia. Um risco que causa temor na linha que liga Porto Alegre aos Estados Unidos.