Comitiva esteve reunida com o corregedor-geral de Justiça em Porto Alegre (foto divulgação OAB) |
Uma das principais necessidades é a criação da 2ª Vara Criminal na Comarca
O secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, acompanhou a comitiva da subseção de São Gabriel, liderada pelo presidente da OAB local, Augusto Solano Lopes, em reunião com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Delabary, no Palácio da Justiça. Na reunião, Solano expôs a preocupação com a tramitação processual na Comarca de São Gabriel. Conforme o dirigente, existem cargos vagos a serem preenchidos, a necessidade de criação de cargos para o Protocolo e Distribuição e Contadoria, e de criação do cargo de oficial escrevente para a 2ª Vara Cível. Outro ponto reivindicado foi a criação da 2ª Vara Criminal, com os respectivos cargos.
“Há a necessidade de que a situação seja encarada como de emergência com a busca de soluções imediatas a fim de que a prestação jurisdicional possa ser efetiva”, advertiu Solano.
Por sua vez, Delabary destacou que o Tribunal estudará medidas para sanear as dificuldades e já está nomeando os candidatos aprovados no último certame para oficial escrevente, o que deve colaborar para uma melhor prestação jurisdicional.
Estavam presentes ainda a diretora do Foro de São Gabriel, Juliana Neves Capiotti; o juiz da 1ª Vara Civel, Tiago Tweed; e a juíza da 2ª Vara Cível de São Gabriel, Lucia Rechten Lobato.