O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) julgou as contas da gestão do vereador Carlos Alberto Lannes, Cacaio (Democratas, foto) referente à 2011 e as considerou irregulares. O parlamentar terá de devolver R$ 139 mil aos cofres públicos.
De acordo com a assessoria do órgão, este ressarcimento é referente a diárias sem prestação de contas, inobservância do interesse público em licitação para compra de mobiliário e despesas de combustíveis feitas sem identificação de veículo e finalidade, além de pagamento irregular de gratificação e irregularidades no pagamento de horas extraordinárias.
A decisão não é definitiva, cabendo recurso em 30 dias a partir da publicação no Diário Eletrônico do TCE.
Cacaio se defende
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o vereador diz que não foi informado sobre os apontamentos e que buscará se informar para prestar esclarecimentos. Sobre as diárias, ele justifica que foi uma viagem feita por um funcionário para buscar recursos para uma estrada estadual. Sobre a compra do mobiliário, afirmou que a empresa não foi escolhida por conta de que ela não teria apresentado a documentação necessária. A decisão foi orientada na época pelo consultor jurídico da Casa.