Cópia do documento do ato polêmico que gera discórdia entre a imprensa pedritense e Polícia Civil (foto divulgação) |
Dom Pedrito - Uma medida polêmica está gerando discordância entre a Polícia Civil e a imprensa de Dom Pedrito, na região da Campanha. De acordo com o jornalista Marcelo Brum, do portal Qwerty, que nos informou sobre o fato, a Polícia baixou um ofício proibindo os órgãos de imprensa de divulgar nomes e fotos de presos na cidade, sob ameaça dos mesmos serem punidos por crime de desobediência. A questão já gera discussão na cidade e abre um precedente perigoso.
O documento assinado pelo Delegado de Polícia Marcos Vinícius Muniz Veloso diz que a medida tem como objetivo "proteger os presos e garantir o respeito à integridade física e moral dos condenados e presos provisórios". A divulgação só ocorrerá com a autorização prévia do Delegado. Sem isso, o profissional de imprensa pode ser enquadrado no Artigo 330 do Código Penal.
É uma medida perigosa, até por que isso restringe a divulgação de informações de crimes que venham a ser ocorridos. A imprensa de Dom Pedrito recebe este golpe, que ameaça a divulgação de informações úteis à comunidade.
* Se a Delegacia de Polícia da cidade quiser se manifestar à respeito, o espaço está aberto.