FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

24 novembro 2014

Comandada por Mascarenhas de Morais, tomada de Monte Castelo completa 70 anos

Monumento eterniza a participação do Brasil na II Guerra, principalmente a Tomada de Monte Castelo e a missão de Mascarenhas de Morais (foto arquivo C7)
Um evento histórico que teve um gabrielense como seu principal comandante completou nesta segunda-feira (24), 70 anos. A tomada de Monte Castelo (Itália), ocorrida na II Guerra Mundial e que deu início a rendição dos alemães, teve início em 24 de novembro de 1944, realizada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), comandadas pelo Marechal João Batista Mascarenhas de Morais.


Marechal Mascarenhas de Morais, comandante
da FEB na II Guerra Mundial (foto divulgação)
A data marca o começo da ofensiva na região montanhosa italiana, que estava sob controle dos alemães. O principal obstáculo foram as baixas temperaturas, que chegavam a 15 graus abaixo de zero. O Brasil teve o apoio das forças americanas, mas não foi fácil devido a resistência das forças alemãs. Foi preciso várias tentativas para quebrar esta barreira. 

A tomada foi concluída em 21 de fevereiro de 1945, quando as tropas da FEB concluíram os ataques aos alemães. E o gabrielense Mascarenhas de Morais teve grande papel decisivo neste momento histórico, comandando as tropas e levando as estratégias a campo. O último pracinha vivo, o Tenente Alfeu Alves, faleceu em 2010, aos 89 anos.

A história de Mascarenhas foi eternizada com o Monumento ao Expedicionário, existente na Praça Dr. Fernando Abbott, bem como no Museu Gaúcho da FEB, situado na antiga Estação Férrea, na Praça Carlos Pereira. E assim, lembramos um episódio 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.