FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

03 novembro 2014

Com obrigação de fazer concurso, PPA da saúde é aprovado pela Câmara

sessão da câmara de SG aprovação PPA saúde 001
Sessão aconteceu há instantes na Câmara de Vereadores, e foi mais tranquila, com a participação do Ministério Público
Após conflito, muitas discussões e atitudes polêmicas, o projeto de lei que prevê a inclusão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) no Plano Plurianual foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (3). Mas a Prefeitura terá que firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de São Gabriel para que no prazo máximo de um ano, realize concurso público para seleção de agentes comunitários.


sessão da câmara de SG aprovação PPA saúde 002
Promotora de Justiça Lisiane explicou como será o TAC, e que fiscalizará para que a legalidade seja cumprida
sessão da câmara de SG aprovação PPA saúde 003
Público lotou a Câmara, entre CCs, secretários e comunidade gabrielense
Antes da votação, uma reunião entre os vereadores, representantes da Prefeitura e a Promotora de Justiça Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca acertaram os detalhes da votação e do compromisso que será firmado. A contratação deverá ser de seis meses, renováveis por mais seis. Durante este prazo, a Prefeitura será obrigada a fazer concurso. Na platéia, comunidade, partidários de situação e oposição, CCs e secretários aguardavam o começo da sessão, que iniciou além do horário previsto.

O vereador Cilon Lisoski (PR) usou a tribuna para rebater o que teria sido dito na comunidade e nas redes sociais. "Não há nada que impeça a execução do Programa Mais Médicos, que já foi aprovado na casa e que jamais fomos contra. O que queremos dizer é que há uma lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, que impede a contratação sem concurso público", explicando que será feito o TAC para que a Prefeitura seja obrigada a fazer concurso público.

O vereador André Lemos (PT) se retratou em sua manifestação, afirmando que os Projetos Mais Médicos e ESF jamais foram rejeitados pela Câmara, ao contrário do que foi veiculado pela comunidade por parte de agentes do Governo. E agradeceu pelo entendimento em comum pela aprovação do projeto. Os vereadores Vagner Aloy (PDT) e Karen Lannes (SD) parabenizaram André pelo trâmite e por falar a verdade dos fatos. "Nós fomos vítimas de tudo que é acusação na comunidade, e ficamos mais aliviados pelo senhor falar a verdade, vereador", salientou a parlamentar do Solidariedade.

A sessão até o seu final foi tranquila, sem maiores conflitos, a não ser quando projetos que o Governo queria aprovar foram rejeitados. O projeto foi aprovado, com a abstenção do vereador Paulo Sérgio Barros (PDT) e voto contrário do vereador Sildo Cabreira, também do PDT. Com isso, a Prefeitura poderá contratar, mesmo estando em situação irregular, sendo obrigada a fazer concurso de acordo com o TAC que será feito com o Ministério Público.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.