Audiência Pública teve comparecimento em massa da comunidade gabrielense, na noite de quinta na Câmara |
A noite de quinta-feira (20) teve um dos momentos mais esperados pelos defensores dos animais em São Gabriel, até por que a questão é delicada e precisa de respostas imediatas na cidade. A Câmara de Vereadores foi a sede de uma Audiência Pública realizada em acordo com as ONGs dos direitos dos animais e os vereadores, e teve casa lotada. É o primeiro passo para que se busque ações efetivas para amenizar o problema da natalidade e abandono animal, mas é preciso que continue em frente.
Além dos representantes de ONGs, população pode fazer questionamentos |
Soluções pedem que Poder Público busque alternativas e castração de animais |
A Audiência teve a participação das quatro ONGs - Amigo Bicho, Anjos de Pêlo, Grupos Quatro Patas, e Patinhas e Focinhos - e dos vereadores Karen Lannes (PP), Néca Bragança (PSB), Adão Santana (PTB), Marcos Vieira (PSDB), Sildo Cabreira e Vagner Aloy (PDT), este último proponente do encontro. Foram ouvidos os representantes das ONGs e a comunidade, e o problema é a falta de apoio e políticas para o controle da natalidade animal e os cuidados com animais de rua.
Os presentes lamentaram a ausência de representantes do Ministério Público e da Brigada Ambiental, assim como do Prefeito Roque Montagner. As entidades disseram que requerem que estas partes possam estar mais participativas, até por que todo esse trabalho está sendo feito única e exclusivamente pelos voluntários. Foi sugerida uma parceria da Prefeitura com as clínicas veterinárias para a esterilização dos animais.
Valderez explanou o drama que é vivido em São Gabriel pelas ONGs |
"Não há um programa destinado para este cuidado, e a questão está se tornando mais grave. Queremos que o MP, a Prefeitura e a Brigada Ambiental tomem suas responsabilidades que devem assumir", explanou Maria Valderez de Oliveira, da Amigo Bicho, acrescentando que deixem as ONGs apenas com a missão de dar suporte, prevenindo e denunciando maus tratos de animais. Atualmente, as entidades, formadas por voluntários, acabam custeando sozinhas as castrações e atendendo a casos de maus tratos e abandono.
A vereadora Karen Lannes (SDD), lamentou a ausência do Prefeito Roque para dar respostas à questão. O Secretário da Indústria e Comércio, Aljaci Brito, que representou o Prefeito, se comprometeu a levar as perguntas dos presentes aos secretários competentes.
A principal decisão foi que uma Comissão será formada por todos os representantes presentes à Audiência. A luta começou, mas é preciso que ela continue, pois São Gabriel precisa de políticas de bem-estar e saúde animal.