FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

19 novembro 2014

Alunos do Tiradentes realizam projeto "Cápsula do Tempo"

Alunos de uma das turmas na montagem da Cápsula do Tempo, com o professor Lucas (abaixo)
(foto divulgação)
Um projeto inovador em São Gabriel foi executado pelos alunos do Colégio Tiradentes. Sob a supervisão e orientação do professor da disciplina de História do liceu, Lucas Loch Moreira, os alunos das turmas 11, 12 e 13 dos anos iniciais confeccionaram invólucros que contiveram textos/redações, fotografias e até vídeos, que contam suas histórias e foram enterrados nas imediações do Colégio. São as chamadas "Cápsulas do Tempo".


As cápsulas serão abertas apenas no final de 2016, quando os alunos estarão próximos da formatura do Ensino Médio. Seu objetivo, de acordo com Lucas, é dentre outros estímulos, a conscientização da importância da reflexão de seus papéis no mundo, suas projeções e aspirações futuras. Ele falou mais detalhadamente sobre o projeto.

"Hoje em dia já não é segredo que a História não é feita apenas por heróis, líderes e vultos, mas por todas as pessoas. Nada é mais importante para nós mesmos do que nossas próprias vidas, nossas histórias, nossos caminhos e destinos. O que será de nós amanhã? Não sabemos, mas muito provavelmente seremos mais ou menos a soma daquilo que vimos fazendo ao sabor do porvir. Por isso, escrever as nossas próprias histórias é construir conhecimento a respeito de quem somos. Ninguém poderá saber contar as nossas histórias melhor que nós mesmos. Os historiadores, arqueólogos e pesquisadores afins, dificilmente contam com esta "sorte" que é a profusão de fontes primárias, sejam elas escritas ou imagéticas, por isso, construir conhecimento e preservá-lo, é mais do que um privilégio, é um direito dos educandos que pode ser realizado de maneira lúdica. O empenho desses alunos foi muito significativo, estão todos de parabéns", finalizou.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.