6ºBE Cmb comemorou 71 anos de fundação e 168 do aquartelamento histórico nesta quarta-feira |
Instalado no aquartelamento mais antigo do país, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate comemorou nesta quarta-feira (12), os 71 anos da sua fundação e os 168 anos da edificação onde hoje está a "Caserna de Bravos", em São Gabriel. A formatura aconteceu no pátio interno da unidade, com a presença do Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, General André Luiz Silveira.
Homenagem ao patrono foi prestada pelas autoridades presentes |
Militares e colaboradores do Batalhão foram homenageados com a Medalha José Carlos de Carvalho |
Na ocasião, o Tenente-Coronel Eduardo Louzeiro anunciou a data em que deixará o comando da unidade militar. A passagem será em 8 de janeiro, onde Louzeiro passará o comando para seu sucessor, Tenente-Coronel de Engenharia Maury Félix, que esteve presente à solenidade.
A formatura teve uma homenagem ao patrono do Batalhão, Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, com a colocação de uma corbélia de flores e homenagem a vários militares e colaboradores com a Medalha alusiva ao patrono, pelos serviços prestados à instituição durante sua história.
Desfile motorizado trouxe veículos novos do Batalhão |
Em seu discurso, o General Silveira destacou o trabalho que a instituição presta para a história do Rio Grande do Sul e do País, além das colaborações que vem prestando para o Exército Brasileiro. Ao final, a tropa desfilou em continência às autoridades presentes, sendo que antes militares da reserva também desfilaram.
Na ocasião, o 6º BE Cmb também trouxe suas viaturas no desfile motorizado, inclusive muitas delas novas, renovando a frota com caminhões Volkswagen e Iveco, além de vários equipamentos de engenharia militar. O 6º BE ocupa o aquartelamento que já foi sede do 1 Regimento de Artilharia a Cavalo, conhecido como "Boi de Botas", e que hoje está sediado em Santa Maria com o nome de 3º Grupo de Artilharia de Campanha Auto-Propulsado (GAC AP).