João Pedro Lemos
Colunista do blog
Uma boa equipe Jurídica será fundamental para a próxima eleição
Sempre aprendi que mentir é algo muito feio, em relação à vida alheia chega a configurar crime. Distorcer fatos e informações o crime é ainda maior, pois fere a questão moral. Diante do exposto e vendo a campanha eleitoral onde alguns fatos criados, montados e ditos livremente pela imprensa são mentirosos, me pergunto, quem está cuidando disso? E porque isso está acontecendo assim tão comumente sem nenhum tipo de ação punitiva ou proibitiva. Afinal o que está acontecendo nesse país? Para eleição vale tudo? Depois dessa campanha eleitoral penso que a Justiça precisa rever seriamente a questão de certas veiculações nas campanhas eleitorais, porque a cada eleição a falta de limites cresce. Isso não vale apenas para o âmbito federal, em dois anos teremos eleição municipal e alguma coisa nesse sentido precisa ser feita para coibir abusos e que se aplique a todos.
Na atual situação penso, contudo que os partidos precisam ter equipes jurídicas preparadas para de certa forma também dar controle a isso, é preciso valorizar os profissionais do Direito nessa hora, ter equipes prontas para evitar abusos de opositores, seja quem for e aqui não estou me referindo a partido algum, apenas uma ilustração.
Na próxima eleição creio que a equipe jurídica será uma das mais importantes para ajudar a dar rumo às campanhas eleitorais. Os abusos só podem ser controlados com uma boa e competente equipe jurídica, somente assim entendo que a eleição poderá se equiparar em termos de campanha, para pequenos e grandes partidos.
O Grande desafio para as próximas eleições, equipes jurídicas preparadas, competentes, com ações rápidas, isso com certeza será definitivo para tornar as campanhas eleitorais um pouco mais livres de mentiras. E que os partidos estejam preparados para disputar a altura, buscar a equivalência de ações, se mentirem de um lado desmentir do outro. Entendo que a postura do bom moço ficar quietinho diante de acusações não cabe mais, tem que responder e mostrar a verdade que o povo precisa saber.