Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

22 outubro 2014

Bagé: Congrega Urcamp inicia com mais de mil participantes

Trabalhos estão sendo apresentados no Ginásio Corujão (fotos ASCOM/Urcamp)
Por Anderson Ribeiro e Yuri Cougo*

Bagé - A 10ª edição do Congrega Urcamp começou na manhã de ontem. O evento, que está sendo realizado no Ginásio Corujão da Universidade da Região da Campanha, conta com mais de 1.300 trabalhos inscritos. Na primeira manhã do encontro, foram oferecidos dois minicursos e iniciaram as apresentações dos trabalhos da 12ª Mostra de Iniciação Científica, que tem como objetivo a divulgação das pesquisas dos estudantes e a contribuição para a formação de recursos humanos no ramo. 


Com o tema E-Commerce (comércio eletrônico, virtual) nas universidades, o estudante do quarto semestre de Administração do Campus de Santana do Livramento da Urcamp, Matheus Barcellos, falou do ingresso deste tipo de ferramenta nas instituições. “Através de publicidade, as universidades poderiam incluir uma loja ou livraria eletrônica e atingiriam uma expansão econômica nacional”, explicou. Ele destaca ainda estar satisfeito com a movimentação no evento: “Vejo grandes trabalhos e muitas pessoas interessadas”.

Pela tarde, iniciou a 12ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. Alunos de pós-graduação e professores apresentaram suas pesquisas. Mare Zoé Oliva Machado, professora da Urcamp em Dom Pedrito, foi uma das participantes, com o trabalho intitulado A profissão docente e o ensino público sob a perspectiva da história da educação brasileira. Ela afirmou ser sua primeira vez no Congrega. “É o momento mais esperado como professora. É a oportunidade de aumentarmos nossa produção científica”, diz. 

Destaque foi o minicurso de harmonização de risotos e vinhos, com grande participação dos inscritos
Também a tarde garantiu temáticas bem variadas: aconteceu o minicurso Harmonização de Risotos e Vinhos. As atividades culturais começaram com a exibição de filmes de programas educativos e exercícios de cinema do curso de Comunicação Social da Urcamp. Além disso, foi realizada a palestra Bacias hidrográficas, recursos hídricos, com o Professor Alexandro Schafer, da Universidade Federal do Pampa. Conforme ressalta Schafer, “a apresentação teve como objetivo abordar as características da Bacia Hidrográfica do Rio Negro”. Ainda, segundo ele, as maiores dificuldades no estudo são o diagnóstico da bacia, visto que os dados são limitados. “Há falta de mobilização, desconhecimento por parte da sociedade e falta de identidade da comunidade com a bacia”, ressalta.

Um dos minicursos mais procurados neste primeiro dia foi Reflexões sobre a ditadura civil-militar, ministrado pelas professoras de Literatura da Universidade Federal do Pampa, Lucia Maria Correa e Mirian Kelm, e organizado pela professora Clarisse Ismério, da Urcamp.  Na ocasião, foram exibidos vídeos que mostraram a participação dos Estados Unidos no golpe militar.

A abertura oficial do Congrega aconteceu à noite, e contou com a presença de autoridades e da comunidade acadêmica que participa do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). As atividades prosseguem nos três turnos (manhã, tarde e noite) até sexta-feira, 24. 


*Estudantes do Curso de Jornalismo da Urcamp

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.