Reitora lamenta ação empreendida pela Prefeitura (foto Chrystian Ribeiro/Especial) |
Com informações do Jornal Minuano
A desapropriação do Campus de Educação Física da Urcamp em São Gabriel gerou reações imediatas da Reitoria e Pró-Reitoria da instituição. O Jornal Minuano, de Bagé, dedicou matéria especial ao caso. Tanto a Reitora Lia Maria Herzer Quintana como o Pró-Reitor do Campus, Júlio Otaran, declararam "surpresa" e consternação com a decisão da Prefeitura.
Na reportagem feita pelo jornalista Sidimar Rostan, a Reitora da instituição lamentou a situação e a atitude da Prefeitura. "A universidade atua em São Gabriel desde 1989. Pela característica de instituição comunitária, que vem dialogando com o poder público e auxiliando na formação dos gabrielenses todos esses anos, o fato de não termos recebido nenhuma manifestação nos causa estranheza", comenta, ao destacar que a estrutura, alvo da desapropriação, não é ociosa.
O Pró-Reitor do Campus local, Júlio Otaran, informou que estão sendo buscadas alternativas para reagir à desapropriação. Ele destaca, ainda, que a instituição não foi procurada para debater a questão. "Fomos pegos de surpresa. Em nenhum momento fomos procurados para tratar de qualquer assunto referente à estrutura", disse.
O Campus atualmente sedia um colégio de ensino médio, um curso técnico em Enfermagem e o curso de Educação Física. "A estrutura é apropriada para as aulas práticas, com campos de futebol e ginásio. É neste local, aliás, que acontecem as formaturas. O espaço também é cedido à comunidade para eventos, por que estamos integrados à cidade", garante Otaran.
Na noite desta quarta-feira (10), um protesto pacífico será feito pelos estudantes da instituição a partir das 19 horas, com saída do Campus III da Urcamp.