Raíssa Vargas destaca a importância do curso para a carreira profissional (foto Jeferson Vainer/ASCOM) |
Por Jéssica Pacheco/Especial
Um retorno com gostinho de novo. Apesar de ser meio de ano, para quem está na metade do curso, ou ingressando no Ensino Superior, a vontade é a mesma, obter os melhores resultados. As portas da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) abriram nessa segunda-feira, 4, dando prosseguimento ao calendário letivo. Para recepcionar os alunos, a Instituição já tem planos.
As aulas começaram nos cinco campi da Universidade, e além daqueles alunos que retornam das férias, há os que inspiram novidade. Dentre eles está Jéssica Nogueira, 21 anos. A ex acadêmica de Engenharia de Alimentos, trancou a faculdade no quarto semestre, e agora aposta no rumo jurídico. “Eu sempre quis concursos e acabei me encantando pelo Direito, então quis cursar”, comenta ao destacar que já conhecia a Urcamp pelos comentários dos amigos e do namorado, o egresso de seu curso, Maicon Flores. “Eu acredito que a faculdade é feita pelo aluno, tudo depende da tua dedicação e eu pretendo ser Procuradora Geral do Estado”, conta.
Hoje, a Urcamp está presente também nas cidades de Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel e Alegrete. Em Bagé, no campus Central, as próximas semanas são de encontros entre alunos, professores e funcionários e para celebrar, a Universidade já programou o III Reencontro Universitário. De 18 a 20 de agosto, quem gosta de música vai poder acompanhar o som dos alunos André da Croce, Jean Saliba e Mila Centena durante os intervalos de aula.
A região em Bagé
E para quem acha que a primeira semana de aula não é importante, eis que quem enfrenta a estrada discorda. Pelos corredores do Prédio Central encontramos alunos moradores de Candiota, Dom Pedrito e Lavras do Sul. De áreas distintas, todos desejam o mesmo resultado, buscar o diploma apesar da falta de tempo, estrada de chão e tempo de viagem.
Para Raíssa Vargas, Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Candiota, estar em casa é uma realidade que só acontece para dormir, porém, mesmo com o cotidiano corrido, vale a pena. “Eu saio às 17h do trabalho e às 18h pego o ônibus para Bagé. Mas se não fosse o curso de Jornalismo, eu não estaria onde estou”, comenta ao destacar que sua vida profissional começou com o estágio, que abriu portas para o cargo atual.
Quem também pega o ônibus estudantil é Leonardo Peçanha, acadêmico de Publicidade e Propaganda. Para o apaixonado por fotografia, a ideia é tirar as melhores notas na primeira avaliação. “Com um resultado bom agora, posso ficar mais tranquilo no final do semestre”. E pensando pelo lado de estudante Urcamp, o acadêmico comenta sobre a Central do Aluno, que está às vésperas de ser inaugurada. “Acho que aproxima o aluno da Universidade; faz ele entrar no ritmo da faculdade”, afirma ao destacar que gostou das fotos que montam o painel da Central.
Para encerrar, Isaac Barcelos, do V semestre de Direito, diz que ele e mais 39 estudantes enfrentam diariamente 2 horas e meia de estrada de chão para vir de Lavras do Sul. Motivados, encarar os 80 quilômetros de estrada nem sempre é fácil, mas desistir não está em seu vocabulário. “Já protestamos pela estrada, e vamos protestar mais, pois nada saiu do papel, mas estou motivado, falta pouco para me formar e o Direito abre um leque tão grande de oportunidades, que ainda tenho tempo para ver o que vai surgir pela frente”. E por falar em animação, Isaac comenta sobre o Reencontro Universitário. “Massa! Muito massa! Acho mais interessante por que integra o pessoal”, conclui.