![]() |
Profissionais que irão trabalhar no ESF da Vila da Conceição, em Alegrete (foto Andressa Benites/PMA) |
Alegrete - A estratégia da saúde da família chega a cada vez mais pessoas em Alegrete. Nesta sexta-feira (18) a Prefeitura do Alegrete entregou mais uma unidade básica de saúde, desta vez na Vila da Conceição, distante 55 km da zona urbana, localizada no 7º distrito do Guassu Boi. A comunidade da região participou em peso da solenidade de inauguração, bem como autoridades locais e estaduais.
A unidade básica de saúde, instalada nas proximidades da EMEB Murilo Nunes de Oliveira, foi inaugurada em 2008 e desde 2009 funcionava com o atendimento de uma enfermeira e com consultas médicas quinzenais. Enio Machado, presidente do Conselho Municipal de Saúde, lembrou da trajetória do local até os dias de hoje e parabenizou a comunidade pela conquista. “Desejo a todos que façam bom uso deste posto que agora está completo”, comentou.
A nova equipe, composta por uma técnica em enfermagem e uma agente comunitária de saúde, será coordenada pelo médico salvadorenho Hugo Ernesto Colón Morán, profissional do programa Mais Médicos. A segunda equipe de estratégia de saúde da família na zona rural do município juntamente com a primeira, que atua no Passo Novo, são as únicas completas no estado.
A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, acompanhada de seu pai, Oscar Fagundes, lembrou que o avô dela, antigo morador do Inhanduí, era um médico popular e, sua esposa, parteira. A reinauguração do posto emocionou pai e filha, tanto pela história da família na região, quanto pela concretização de um sonho que antes parecia impossível. “Hoje os médicos populares estão sendo substituídos pelos médicos da ciência”, lembrou Sandra.
A UBS irá atender 4.300 pessoas nas comunidades da Conceição, Guassu-Boi, Silvestre, Vasco Alves e Itapororó. Segundo a secretária de Saúde, Maia do Horto Salbego, o mês de julho será de organização e, por isso, o atendimento ocorre somente à tarde, das 14 às 17 horas. A partir de agosto o atendimento, será no turno da manhã e tarde, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com a quarta feira reservada para estudos do médico, porém com atendimento normal da técnica em enfermagem e da agende comunitária de saúde. “O trabalho no posto já começa na segunda-feira, (21) e, conforme orientação do prefeito e da vice, o atendimento deverá ser intersetorial”, explica a secretária.
Ainda na solenidade, Sandra Fagundes fez a entrega do cheque de R$ 250 mil que será usado para a compra de uma unidade móvel de saúde para a zona rural e também um carro da Rede Cegonha, que será utilizado para fazer visitações às famílias do campo. Fazendo alusão ao Hino Riograndense, o vereador Zé Paulo comentou o feito da inauguração da segunda ESF rural desejando que “essa façanha sirva de exemplo a toda terra”.
O prefeito Erasmo Silva destacou a importância da atuação de mais esta equipe da estratégia da saúde da família, dizendo que isto só foi possível graças as parcerias, tanto a firmada com a vice-prefeita Preta Mulazzani, quanto com as secretarias. “Nesse governo não há imperador, que faz tudo sozinho: as conquistas precisam ser compartilhadas”, conclui.