E uma notícia pega os carnavalescos de surpresa nesta terça-feira (24). O Bloco Leão de Ouro, após 20 anos, anunciou sua extinção. Uma nota postada no Jornal O Imparcial desta terça comunicou que o Bloco por motivos particulares está deixando de existir. A entidade foi considerada a mais popular entre os chamados "blocos menores" do Carnaval gabrielense.
Fundada em março de 1993 por Esita Valim, Vínio Guedes, Bibiano Lannes e Luiz Celcio Araújo (Pelé) a partir do Nacional Futebol Clube, o jalde-negro do Passo da Lagoa, o Leão de Ouro conquistou muita simpatia por parte da comunidade gabrielense. Foi vice-campeão do Carnaval em 2006, com o enredo sobre Sepé Tiaraju, e trouxe em 2013 um enredo fantástico com Marcel da COHAB, Ricardo Moreno e Dalvan Medina, sobre as figuras populares de São Gabriel, com o samba "Atores de nossa terra"
Em 2014, o Leão de Ouro não veio ao Carnaval por divergências internas. Tentamos falar com representantes da diretoria do bloco, mas não obtivemos respostas até o momento. Se for confirmado, será uma lástima para o Carnaval gabrielense.