O esporte está de luto neste sábado (7). O ex-jogador e ídolo do Internacional Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, morreu nesta madrugada na queda de um helicóptero Esquilo, na cidade de Aruanã, interior de Goiás. As causas estão sendo investigadas, mas o veículo teria perdido estabilidade após decolar, visto que o tempo era bom na hora da tragédia.
O helicóptero se partiu em dois. Ele saía da fazenda que tinha na região, e chegou a ser socorrido com vida, mas faleceu devido aos graves ferimentos. A morte de Fernandão chocou a todos no Rio Grande, sejam gremistas ou colorados. O ídolo foi o ártifice da conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes, e iria ser um dos comentaristas da Copa do Mundo pelo SporTV.
Fernandão atuou em 190 partidas e marcou 77 gols – o primeiro deles, logo na sua estreia, em 2004, foi o de número 1000 da história do Gre-Nal. Nascido em Goiânia, mas plenamente identificado com Porto Alegre, foi o capitão do time nas inesquecíveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial FIFA, ambas em 2006, e também desempenhou no Colorado as funções de diretor técnico, em 2011, e de treinador, em 2012. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória.
Colorados e até gremistas lamentaram a perda trágica nas redes sociais. O Presidente da OAB, Augusto Solano Lopes Costa, conheceu Fernandão em um evento no ano de 2012, alusivo aos 80 anos da seccional estadual e homenageou o craque. Perda esta lamentável para o esporte brasileiro.