As chuvas que foram persistentes até o começo da tarde deste domingo (29), tiveram grandes índices registrados pelo Instituto Nacional de Meterologia (INMET). Em São Gabriel, as chuvas chegaram a 62 milímetros em 48h.
Em demais cidades, as precipitações atingiram 142 mm em Santa Maria, 88 mm em Rio Pardo, 72 mm em Torres e Santiago, 71 mm em Rio Grande, 62 mm em Canguçu, 54 mm em Porto Alegre e 52 mm em Tramandaí.
Segundo a MetSul, um ciclone extratropical está no mar, e as rajadas chegaram até às 9h desta manhã, rajadas de 90,7 km/h em Canguçu, 81,3 km/h em Rio Grande, 78,2 km/h em São Gabriel e 62,6 km/h em Caçapava do Sul. A MetSul apurou que no Porto de Rio Grande, o vento atingiu 104,6 km/h às 5h da manhã, confirmando o alerta feito pela MetSul que o vento no Litoral Sul seria o mais forte e que estaria ao redor de 100 km/h. As operações no porto estão suspensas pelo vento forte e o mar agitado com vagas de até 4 metros.
O ciclone deverá manter o tempo fechado na Metade Sul, onde as chuvas devem continuar até segunda-feira. Com isso, chegam também novas massas de ar polar. A trégua deverá ser breve, porque estão sendo previstas novas chuvas a partir de quarta ou quinta.