Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

02 junho 2014

Homenagem marca abertura do Seminário Cooplantio

Eurico Faria Dorneles é homenageado pelos 30 anos do Clube do Plantio Direto

Com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades do setor do agronegócio, foi aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira, dia 2 de junho, a 29ª edição do Seminário Cooplantio. O evento, realizado no Centro de Eventos do Hotel Serrano em Gramado (RS), tem como tema neste ano É tempo de ouvir pessoas, inovar e agregar conhecimento.


Abrindo os trabalhos, o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Daltro Benvenuti, lembrou da história do plantio direto no país, que teve início há 30 anos com a criação do Clube do Plantio Direto, embrião para a criação da cooperativa. Neste período de mudanças na agricultura, com seus altos e baixos, o dirigente da Cooplantio reafirmou o compromisso da instituição em ser o suporte, conhecimento e insumos para as boas práticas na agricultura, sempre buscando a inovação. "A inovação está no DNA de todos os que buscam novos conhecimentos e compartilham ideias, e é o que buscamos fomentar", afirma.

Representando o governador do Estado, Tarso Genro, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, destacou o crescimento da agropecuária gaúcha que vem batendo recordes ano após ano. Celebrou a contribuição da Cooplantio neste cenário de propagar o plantio direto e a sustentabilidade econômica de seus associados. "A atuação da Cooplantio tem sido responsável junto com todas outras ações para a evolução dos índices econômicos do Rio Grande do Sul", enfatiza.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem ao presidente do Clube do Plantio Direto e um dos precursores nesta prática no Brasil, Eurico Faria Dorneles. Disse que é uma grande alegria participar destes 29 anos do Seminário Cooplantio e que o plantio direto é uma realidade nas propriedades e uma tecnologia consolidada juntamente com o crescimento e desenvolvimento do setor do agronegócio. 

O dia encerrou com uma palestra surpreendente e divertida, que foi com o Doutor em Comunicação Dado Schneider, com o tema "O mundo muda, a agricultura muda, a palestra muda. E você, mudou?", onde ele mostrou as diferenças entre o século passado e o atual, onde há mais independência e trabalho, além da necessidade de se gostar do que faz para ter sucesso na vida. A palestra se dividiu em duas partes, uma muda, onde o público prendeu a atenção com o que era apresentado e outra debatida, com Dado apresentando a importância de se estar atualizado e à frente do seu tempo para ser bem sucedido.

A programação segue nesta terça-feira tendo como um dos destaques o debate sobre as mudanças da agricultura na percepção dos jovens produtores. Outro dos temas em discussão será o que é tendência no controle de pragas, plantas daninhas e doenças nas lavouras. Confira a programação e logo após, as fotos do primeiro dia:

03/06 - Terça-feira
8h30 - "Processos químicos, físicos e biológicos do solo, rotação de culturas e Agricultra de precisão para lavouras de alto rendimento", com o Engenheiro Agrônomo, Dr. Antônio Luis Santi, Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Agronomia - Produção Vegetal, Manejo de Grandes Culturas - UFSM e Doutor em Ciência do Solo - Agricultura de Precisão - UFSM. É professor Adjunto II da UFSM/Campus de Frederico Westphalen/RS, ministrando as disciplinas: Uso, Manejo e Conservação do Solo; Agricultura de Precisão e Plantas de Lavoura. Pesquisador nas áreas de Agricultura de Precisão com ênfase no Manejo Georreferenciado de Culturas e atributos de Solo. Professor orientador no Programa de Pós Graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente e no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão. Atualmente é membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão - CBAP. 
Moderador: Gaspar Santana - Gestor U.N. Sementes Cooplantio
10h - Intervalo
10h45 - "As percepções do jovem na evolução da Agricultura"
A sucessão na gestão do agro, as novas tecnologias e as demandas do mercado.
Palestrantes:
Juliana Albertengo
Engenheira Agrônoma pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina. Mestranda na Universidade de Iowa. Trabalha na Aapresid desde 2007, quando ingressou como estagiária. Atualmente, é Gestora do Programa de Prospecção na instituição argentina. Além ser a responsável técnica pelas lavouras de propriedade da família.
Juliana Farias Castilho
Administradora Rural pela URCAMP (2007) e Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2011), durante as graduações realizou pesquisas nas áreas de gestão, manejo forrageiro e qualidade de carne. Atua desde 2011 na Agropecuária Proteção, propriedade da família focada na produção de arroz, pecuária de corte, genética Angus e soja. Iniciou na gerencia da pecuária de corte e hoje desenvolve trabalhos de planejamento estratégico e financeira da empresa.
Hércio Agranionik
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo- UPF (2003). Atualmente trabalha na Fazenda Agranionik empresa familiar, que atua com semente de soja produção de grãos de soja,milho, trigo e aveia e gado de corte.
Moderadora: Lizemara Prates
Jornalista formada pela PUC/RS, com Especialização de Marketing do Campo na ESPM. Tem mais de 20 anos de atuação em jornalismo rural. Trabalhou na RBSTV em Bagé e Pelotas e na Rádio Guaíba AM-720. Desde 2010 está no Grupo Bandeirantes onde é editora do Núcleo de Agronegócio e apresenta os programas Agroband na rádio e TV. Assina coluna semanal no Metro Jornal. Desde 1998 faz programa institucional de rádio da Farsul que vai ao ar em emissoras do interior do RS e da capital.
12h - Intervalo para almoço
14h - "A Lógica da Produção de Arroz, Soja e Milho"
A fisiologia da planta, os processos de manejo, a nutrição equilibrada e a rentabilidade da lavoura.
Palestrante: Elmar Luiz Floss
Engenheiro Agrônomo formado na Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo/UPF (1975), licenciado em Ciências na UPF (1976), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UPF (1980), tem doutorado em Agronomia, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”-ESALQ/USP (1993). Atualmente é diretor do Instituto Incia (www.incia.com.br), com cursos de MBA em Produção Vegetal e cursos avançados, consultor em Agronegócios e apresentador do programa Agronegócio em Foco na TV Passo Fundo – canal 20 da NET.
Moderador: Giovanni Fernandes
15h45 - Intervalo
16h30 - "A proteção de plantas mudou. Como será o futuro?"
O manejo de plantas daninhas, lagartas e ferrugens resistentes a agroquímicos.
Palestrantes:
Fabiano Siqueri (Doenças)
Engenheiro Agrônomo pela UNESP / SP em dezembro de 1993, prestou Consultoria na safra 94/95 em Primavera do Leste e foi Pesquisador FMC agrícola na safra 97/98 no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem Especialização pela ABEAS em Prot. de Plantas. Coordenou e acompanhou a implantação, avaliação e conclusão de cerca de 2200 experimentos com controle químico de ervas daninhas, pragas e doenças nas culturas do algodoeiro e da soja ao longo das últimas 15 safras. Desde Dez/1998, é pesquisador da área de Proteção de Plantas da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso – FUNDAÇÃO MT.
Leandro Vargas (Plantas Daninhas)
Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1992), Mestrado em Plantas Daninhas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Plantas Daninhas pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor do curso de agronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí-MG de 2000 a 2003 e atualmente é pesquisador Embrapa Trigo e professor no programa de pós-graduação em fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) . Atua principalmente nos temas: herbicidas e resistência de plantas daninhas.
Jerson Guedes (Pragas)
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Agronomia pela UFSM e Doutorado em Entomologia pela USP/ESALQ. Atua como Professor associado da UFSM, Leciona Entomologia Agrícola e Entomologia Aplicada. Orienta Mestrado e doutorado nos PPGs Agronomia e Engenharia Agrícola. Orientou 25 Mestres e Doutores nos PPG Agronomia e PPG Engenharia Agrícola. 
As principais atividades de pesquisa são:
- Taxonomia e Bioecologia de pragas;
- Nível de dano e nível de controle de pragas;
- Manejo de Pragas da soja - lagartas e percevejos;
- Avanços Biotecnológicos aplicados ao MIP.
Moderadores:
Fábio Oberto - Gestor Filial Cruz Alta Cooplantio
Rafael Marcon – Gestor U.N. Agroquímicos Cooplantio



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.