A partir desta sexta, as companhias de danças gabrielenses entram em cena no 12º Dança Bagé, na cidade fronteiriça. Este ano, a 12ª edição do maior espetáculo de dança da região, acontece no Ginásio Presidente Médici (Militão). De São Gabriel, estarão participando o Atelier da Dança Renata Caggiani e Débora Azambuja e a Cia de Dança Valéria Lacerda, com suas companhias em busca de prêmios para a Terra dos Marechais.
O 12º Dança oferecerá R$ 10.000,00 (dez mil reais) em prêmios aos participantes do concurso e a expectativa de público para a 12ª edição do festival é de 20 mil pessoas. Paralelo aos espetáculos a organização do Dança Bagé estará arrecadando roupas para a Campanha do Agasalho, promovida pelo Programa Cidadão Bajeense (Prociba) e ainda bolachas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. O Festival de Dança acontece nos dias 05, 06, 07 e 08 de junho, quinta e sexta-feira a partir das 17h30min. Já no sábado e no domingo o espetáculo terá início às 16h.
A atração principal deste ano é o bailarino e coreógrafo do Rio, Carlos Fontinelle, que recentemente foi vice-campeão do quadro do Faustão "Artista Completão" edição 2014. O dançarino ministrará oficinas de jazz e dança contemporânea, fará parte do corpo de jurados finalizando apresentação no sábado. No dia 7 de junho, na Casa de Cultura Pedro Wayne acontece uma intervenção de dança com Carlos Fontinelle (Rio), Virginia de Montevideo, e Amally Mossi (Veranópolis), entre outros grupos. A ação acontece às 10h, e será seguida de entrevistas coletivas com os artistas e principais atrações do 12º Dança Bagé.