Em mobilizações que terminaram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os partidos da coalizão que apoiará a Senadora Ana Amélia Lemos para concorrer ao Governo Estadual (PP, Solidariedade e PSDB) oficializaram os nomes para concorrer à Assembleia e Câmara Federal, assim como o nome dela para o Governo. Seu vice será o deputado estadual Cassiá Carpes, do Solidariedade. Tudo aconteceu na sexta-feira (27) em Porto Alegre.
A "esperança solidária" é a palavra-chave da coligação. Na Câmara de Vereadores da Capital, PSDB e Solidariedade realizaram suas convenções, onde a do SDD registrou grande público. Antes, pela manhã, o Solidariedade realizou reunião com os pré-candidatos do partido e definiu a candidatura de vice para Cassiá Carpes, que foi um dos fundadores no Estado. A vereadora Karen Lannes está entre os candidatos homologados à Assembleia Legislativa. Na Câmara Federal, haverá um único candidato, que é o vereador portoalegrense Clàudio Janta.
O PSDB também realizou sua convenção na Câmara, e o PP se reuniu na Assembleia Legislativa. Ana Amélia esteve nas convenções realizadas no primeiro local, e ao final, todos se reuniram no Teatro Dante Barone, onde finalizaram as convenções. A candidata ao Senado será a empresária e vice-presidente da Federasul, Simone Diefenthaler Leite, do PP.
A candidata ao Governo pediu para todos que ajudem a fazer dessa uma eleição limpa, uma eleição que valorize a ética e os princípios. “Temos que dar o exemplo. Somente com o trabalho vamos fazer deste estado um lugar melhor para todos os gaúchos. Vamos oferecer um Governo que valorize os desejos da população e não os interesses de partidos”, disse a senadora.
A Convenção Progressista confirma Ana Amélia Lemos (PP) como candidata ao Governo do Estado; Cassiá Carpes (Solidariedade), como candidato a Vice-Governador e Simone Leite (PP) como candidata ao senado. Além da nominata, a coligação PP/PSDB/SDD e PRB também foi confirmada.