Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

03 junho 2014

29º Seminário Cooplantio: O futuro da agricultura passa pelo compartilhamento de conhecimento

Jovens agricultores debatem no Seminário Cooplantio os avanços da era digital e a relação entre pais e filhos na gestão do negócio

O olhar do presente e do futuro da agricultura foi apresentado no segundo painel do dia no 29º Seminário Cooplantio, que se realiza no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado (RS). As experiências de três jovens produtores rurais do Brasil e da Argentina foram contadas no debate As Percepções do Jovem na Evolução da Agricultura.


Da Argentina, a gestora do Programa de Prospecção da Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa (Aapresid), Juliana Alberetengo, falou sobre a experiência de sua propriedade, que está na quinta geração de agropecuaristas. Sobre a participação dos jovens na entidade argentina, afirma que a média de idade de participação em eventos e seminários da Aapresid é de 38 anos, o que mostra uma renovação na agricultura local. Estes jovens se utilizam das redes sociais para troca de informações. "Estamos mais conectados que as gerações anteriores. Temos grupos em redes compartilhando conhecimento e ajudando a nos processos de produção", afirma.

O proprietário da Fazenda Agranionik, Hércio Agranionik, de Erechim (RS), deu um relato sobre o trabalho centenário da propriedade, especializada na produção de soja, trigo e gado de corte. A propriedade conta com duas unidades: uma em Quatro Irmãos e outra em Benjamin Constant do Sul, que somadas chegam a 2,3 mil hectares. Para o produtor, o principal fundamento para o sucesso na produção é o planejamento e o compartilhamento das informações entre todos os gestores e funcionários. "É preciso planejamento antes de executar a lavoura para se ter uma harmonia no processo. Todos precisam ficar sabendo de tudo que vai acontecer nesta organização", salienta.

Da Metade Sul, a produtora Juliana Castilho, de Rio Grande, contou a experiência da Agropecuária Proteção, de Rio Grande, que conta com 2,7 mil hectares na produção de arroz, soja e gado Angus. Ela faz parte da segunda geração de produtores e toca os negócios juntamente com os pais e irmãs. Entre as características dos jovens produtores, segundo a agricultora, estão a capacidade de lidar com imprevistos, pro atividade e especialmente humildade, pois prega a ideia de que é preciso explorar as inovações e as sabedorias de vida dos antecessores. "Precisamos desta humildade para aprender com os mais velhos e unir esta inovação com a experiência dos nossos pais", ressalta.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.