Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Fenadoce 2025 - Doces Aventuras - vem viver esta emoção!

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Fenadoce 2025 - Doces Aventuras - vem viver esta emoção!

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

15 maio 2014

Presidente do PSC protocola pedido de CPI junto ao Legislativo

Mais uma notícia que promete ferver a política local tomou corpo nesta manhã na Câmara de Vereadores, e bastante polêmica. O presidente da Comissão Provisória do PSC de São Gabriel, médico Luiz Cristiano Maciel Cardoso, entregou ao Presidente da Casa, vereador Marcos MEC (PSDB) o requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os motivos da aposentadoria do Prefeito Roque Montagner por incapacidade de saúde, cujo processo está sendo mantido em segredo de justiça na Justiça Federal. A entrega do pedido foi feita na manhã desta quinta (15).


O médico é autor de um processo que busca saber a realidade dos fatos. Ele tem documentos que informam desta situação - e que segundo ele, não podem ser liberados pelo segredo de justiça da questão -, onde com isso não poderia ocupar um cargo público, estando incapacitado para isso. "Fizemos várias denúncias ao Ministério Público, que encaminhou ao Ministério Público Federal somente 9 anos depois", afirmou. 

Cardoso está com uma ação na Justiça Federal contra a União e Roque por estas questões. "Uma pessoa nesta situação não pode exercer cargo público, e a Justiça mantém esta questão em segredo. Alguns documentos foram liberados e ficamos no aguardo de uma contestação dele, o que não ocorreu até hoje. E o pior é que ele omitiu esta condição ao TRE, quando se registrou para candidatura. É isso que eu como cidadão queremos saber e que a comunidade precisa saber", concluiu o médico. 

A entrega do documento foi feita ao Presidente da Câmara, que encaminhará à Procuradoria Jurídica com o requerimento de cinco vereadores - serão signatários os quatro vereadores do PDT, Paulo Sérgio Barros, Antônio Devair (presentes na ocasião), Vagner Aloy e a vereadora Karen Lannes - onde até segunda-feira a CPI pode ser instalada na Câmara. O presidente do Poder Legislativo, no ato do recebimento da denúncia, declarou que, para a instalação de uma CPI, seria necessário um requerimento de cinco parlamentares, o que será apresentado até a semana que vem, segundo os parlamentares de oposição. 

“Ouvimos atentamente as explanações do doutor Luiz Cristiano, e consideramos que há um fato determinado que justifica a instalação de uma comissão de inquérito. O Parlamento tem o dever de investigar essa questão, que já não é mais de foro pessoal, pois diz respeito à todos os gabrielenses”, ressaltou. “Nós, vereadores, somos invioláveis por palavras ou por atos, e temos o dever de investigar. Para isso vamos propor imediatamente a instalação de uma CPI”, ressalta o vereador Paulo Sérgio Barros da Silva.

* A redação do site-blog deixa claro que o espaço está aberto para manifestações de Roque Montagner, se o mesmo desejar.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.