João Pedro Lemos
Colunista do blog
Aos poucos todos viram internautas
Mais um pouquinho e toda a população estará se transformando em “internauta”. Essa inevitável evolução de aproximação do Homem pela rede mundial de fato está se estabilizando e se estendendo a pontos inimagináveis, breve os mais distantes lugares estarão ligados a rede, hoje o maior meio de comunicação humano. Lendo uma reportagem da Veja, proprietários de empresas de pesquisa concluíram que o Facebook pode inclusive decidir uma eleição.
Há algum tempo li muito Teilhard Chardin, filósofo e paleontólogo francês, cuja teoria cheguei por vezes na minha juventude acreditar estar certa. É bem interessante vejam só: Assim é a teológica e mística de Teilhard Chardin a respeito da evolução de todo o Universo, do caos primordial até o despertar da consciência humana sobre a Terra, estágio esse que, segundo ele, será seguido por uma Noogénese, a integração de todo o pensamento humano em uma única rede inteligente que acrescentará mais uma camada em volta da Terra: a Noosfera, que recobrirá todo o Biosfera Terrestre. A orientar todo esse processo, existe uma força que age a partir de dentro da matéria, que orienta a evolução em direção a um ponto de convergência: o Ponto Ômega. Teilhard sustentava a idéia de um Panenteísmo cósmico: a crença de que Deus e o Universo mantém uma criativa e dinâmica relação de progressiva evolução.
Às vezes penso que de todo a teoria não está errada, especialmente na parte da globalização, vejam que ele previu isso na década de 20, período que como paleontólogo participou da descoberta e estudo do sinantropo - o homem de Pequim. Claro! Temos muito a discutir e farei isso com o Pastor Claudio Moreira que está estudando o autor.
Ilustrei Teilhard para mostrar que a visão da internet transcende o momento e isso era uma expectativa de décadas e já faz parte de nossa evolução. Vejam como isso está acontecendo, a grande maioria das pessoas já compra pela internet, o Mercado Livre bate recordes de vendas, emails já estão substituindo cartas, fax aos poucos indo embora... Livros, jornais.... tudo via rede. O Google tem sido a grande solução para todo o tipo de dúvida, no passado recorríamos a Barsa. Um nova era, nova fase, onde o seu celular já te liga ao mundo...Tanta coisa já está virando passado e isso vai exigir em pouquíssimos anos uma mudança total na visão sobre as coisas e relações comerciais e humanas. Preparem-se porque o que hoje ainda vive, amanhã poderá ser simples lembrança como foi o datilógrafo, operador de telex (eu fui)...
Uma nova era começa a nos exigir nova postura... Esteja atento...