Nos dias 10 e 11 de julho, o CPERS/Sindicato estará realizando as eleições para a Direção Geral e os Núcleos, em todo o Estado. No RS, quatro chapas disputam o cargo. Em São Gabriel, que abrange o 41º Núcleo, há duas chapas concorrendo e uma delas, traz de volta um lutador pela educação identificado com a categoria, o Professor Pedro Moacir Moreira. Ele foi presidente pela última vez há seis anos, e agora retorna para reativar as mobilizações pela categoria.
A proposta principal da chapa é a desfiliação da CUT. "Este é o nosso ponto em comum e que converge os integrantes da chapa. Apoiamos a Chapa 3, mas temos integrantes que votarão em outras chapas, com total liberdade. Mas nosso objetivo principal é retomar as lutas da categoria, rompendo com estruturas conservadoras", frisa.
A formação da chapa que é a de número 3, frisa Pedro, é dentro das escolas estaduais e com batalhadores da educação. "Não temos uma chapa formada em gabinete de políticos e nem de Secretários, o nosso interesse é batalhar pela educação e para devolver o CPERS para a categoria", conclui. A nominata da chapa é formada pelos professores Pedro Moacir Moreira (Diretor Geral), José Vanderlei Carvalho Silva (vice), Carlos Alberto Garcia (Secretário), Daniela Falcão (tesoureira) e Maria de Lurdes da Silva (Lurdinha), Regina Marques, Julio César, Lenise Xavier e Janice Zambrano (Diretores).
A candidata Neida Porfírio de Oliveira deverá estar em São Gabriel nesta quinta (8), visitando as escolas juntamente com os componentes da Chapa 3 municipal, para conversar com professores e funcionários.