Nos últimos dias, quem passa pelo Calçadão, tem visto - principalmente nas últimas horas - uma figura com características de quem viaja pelo mundo afora, e que começou uma arte que chamou a atenção de quem passa por ali. O artista chileno Maxi, que está alguns dias em São Gabriel, esteve nas últimas horas fazendo um desenho no solo do local com giz, mas que impressiona pelo detalhamento e cores.
Ele nos contou que já fazem 14 anos, que ele não tem destino fixo. Seu objetivo é propagar a arte de rua e o trabalho que faz, e uma das obras que fez foi desenhar e colorir uma mulher com traços inspirados no mangá (arte de desenho originária do Japão). O que impressiona, além da concentração do artista, é que poucas cores de giz são usadas. Ele aplica as cores e faz as tonalidades na hora, com poucos riscos.
"É a segunda vez que viemos ao Brasil, mas a primeira em São Gabriel. Mas percorremos vários países, divulgando nosso trabalho e fazendo o que gostamos", frisou. Ele se desloca entre as cidades usando apenas uma bicicleta e contando com a ajuda das comunidades por onde passa, com doações. O trabalho pode estar terminado até o final do dia, portanto, vamos passar lá novamente para conferir. Mas que é muito bem-feito, não se nega.