Após um bom tempo, os movimentos de oposição ao Governo Municipal ressurgem em São Gabriel. Por iniciativa das integrantes da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) que teve adesão dos filiados do PDT, todo dia 12 de cada mês, os que estão inconformados com a Administração estão convidados a se reunir na chamada "Esquina Democrática" vestindo vermelho, que é a cor do Partido. A primeira ação aconteceu nesta segunda-feira, 12 de maio.
O ato, combinado nas redes sociais, aconteceu na esquina das Ruas General Mallet e Duque de Caxias, onde reuniu um bom número de presentes e filiados do PDT, contando também com a presença do ex-prefeito Rossano Gonçalves, que conversava com a comunidade. A ação é também uma forma de protestar conta o atual Governo.
Esta ação se repetirá mensalmente, no dia 12, no mesmo local. Quem não puder ir, vista vermelho neste dia, é o que os organizadores pedem. "É o momento da comunidade começar a expressar sua inconformidade com os desmandos do Governo", salientou a presidente da AMT, Ana Paula Capiotti.