Rosário do Sul - Atualmente a comunidade escolar da zona urbana e rural do município compreende um total de 2.500 alunos e 356 professores, a Secretaria de Educação e Cultura juntamente com sua equipe de trabalho visa a responsabilidade na implementação, implantação e acompanhamento de todos os projetos e ações que determinam a regularização e a gestão condutora nas escolas.
A Secretaria, embasada na Lei Federal nº9394/1996 que deve prestar atendimento emergencial com amplicação de séries para atender a demanda real, providenciou a criação do 6º, 7º e 8º anos finais do ensino Fundamental nas escolas Agrícola, Passo do Rosário e Dom Pedro II, 7º ano escola urbana Coronel Sabino de Araujo, alfabetização, totalidades 1, 2, 3, 4, 5, 6 da Educação para Jovens e Adultos - EJA na Oliveiro Thaddeo e a implantação do Jardim B na Coronel Bréier.
Aproximadamente 200 alunos totalizaram a ampliação do processo, promovendo a contratação de professores de Matemática, pois não há educadores a serem nomeados na banca do último concurso público e a nomeação de professores de Ciências, Ed. Infantil, L. Portuguesa, L. Espanhola e Ed. Física. Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Mara Lourdes Dias, o momento não é de dificuldade e sim de sensibilidade.
“Na medida em que pensamos em uma educação comprometida, contemplando os alunos em todas as áreas necessárias, estruturas físicas e recursos humanos expandimos a situação econômica diferenciada em que nos encontramos e é necessária a sensibilidade dos professores, dos pais e dos alunos, para que entendam esse momento de mudança, teremos dias bem melhores. Estamos trabalhando com certa dificuldade na parte do quadro de professores, mas os mesmos estão sendo afetuosos e estão nos auxiliando, a equipe diretiva também entende que o quadro enxuto traz transtornos para a escola, mas essa união irá proporcionar o ensino de qualidade”, finaliza Mara.