Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 abril 2014

Prefeitura apresenta os novos integrantes do "Mais Médicos" à imprensa


* Você pode baixar uma versão da íntegra em mp3 no final da reportagem, exclusiva do C7

Após uma apresentação restrita, a Prefeitura apresentou em mais um "Café com a Imprensa" nesta quarta-feira (23), os novos integrantes do Programa "Mais Médicos" que deverão trabalhar em São Gabriel em breve. Doze médicos - onze cubanos e um argentino - se juntam aos outros três estrangeiros que já estão no município. Em uma coletiva sem novidades, apenas foi para apresentar os profissionais que trabalharão aqui. O Caderno7 foi um dos poucos órgãos a fazer questionamentos ao Prefeito Roque Montagner.



Os médicos - os cubanos Acralys Guerra Cobas, Annira Ramona Castro Cuesta, Dailys Picrin Dimot, Damelis da La Peña Llopiz, Diusnay Bueno Tabera, Geonel Puentes Daudicourt, Liudimila Portelles Ricardo, Willian Zaldivar Jorge, Yuliannys Rodrigues Gonzalez, Yunior Carralero Perez, Zoraida Rosabal Estevez e o argentino Luis Alberto Alderette Branca - se juntam aos médicos cubanos Jorge Jesus Chavez, Yudaimi Vera Arias e ao uruguaio Santiago Fernando de Leon de Argella no programa em São Gabriel.

Diferente das demais entrevistas, Roque Montagner fez menos críticas à seus antecessores. O Prefeito salientou ainda que a chegada dos médicos permitirá a implantação do ESF (Estratégia Saúde da Família) no município, algo "que governos anteriores não implantaram o programa por falta de profissionais ou de vontade política. As filas diminuirão e daremos um 'giro de 360 graus' em termo de saúde preventiva em São Gabriel", frisando que isso suprirá a falta de profissionais no município.

Além disso, Roque afirmou que será criado uma ESF rural, para atender as famílias do campo. Os médicos trabalharão em todas as Unidades Básicas de Saúde. Garantiu ainda que a UBS do Nosso Sonho, maior questionamento dos leitores e da comunidade, voltará a funcionar na semana que vem e que a do Novo Horizonte estará funcionando em 40 dias, pela demora na compra do mobiliário e materiais. "Culpa da burocracia das licitações que atrasou o funcionamento", justificou.

Cada médico terá um enfermeiro, um técnico de enfermagem e até sete agentes comunitários de saúde, em projeto que está na Câmara de Vereadores para aprovação, onde Roque pediu aos vereadores que aprovassem. Os médicos cumprirão uma carga semanal de 40 horas, sendo que duas delas serão destinadas para estudo e especialização em saúde. "Os médicos da cidade seguirão trabalhando, somando neste esforço para encurtar as filas e tirar a sobrecarga do Plantão 24h. A saúde está melhorando e vai melhorar ainda mais", sentenciou.

Nas perguntas da imprensa, feitas pelo Caderno7 de acordo com sugestões dos leitores, o Prefeito buscou respondê-las. Perguntado se os médicos marcarão consulta antecipada para evitar as filas, Roque afirmou que se for necessário, será usado este sistema. "Cada médico que chega poderá fazer até 500 consultas", afirmou. 

Sobre a questão envolvendo a Santa Casa de Caridade, nos repasses e de uma municipalização ou intervenção, ele respondeu em duas etapas. Primeiro, sobre os repasses. "Estivemos reunidos com a Mesa Administrativa e embora exista vontade de aumentar os repasses, o orçamento limita este ato. Só resta fazer estes repasses pela correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Mas já há um entendimento, e o Secretário Ricardo Gomes já trabalha na renovação destes valores", sem citar que valores seriam. 

Sobre uma intervenção ou municipalização plena na Santa Casa, Roque se declarou "surpreso" com a informação. "Tenham certeza que jamais pensamos nesta possibilidade de intervir na Santa Casa. Ela é como um filho, onde temos a obrigação de ajudar a instituição. Quando viajamos para Brasília, pedimos recursos preferencialmente para a Santa Casa", assegurou.

Em relação ao Convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Roque afirmou que o convênio não foi renovado por ser "desnecessário" devido aos "altos custos" do estágio dos acadêmicos de Odontologia. "Como chamamos muitos profissionais pelo concurso, se tornou desnecessário este convênio", afirmando que novos programas serão implantados na odontologia.

Outro questionamento foi sobre a chamada dos concursados para estas equipes do ESF. O Prefeito mais uma vez afirmou que dará preferência aos que foram aprovados no concurso. "Chamaremos os enfermeiros e os técnicos de enfermagem que são prioridade e se faltar, vamos fazer contratações emergenciais", concluiu.

Finalizando, o Prefeito disse que o objetivo é terminar com as filas nas Unidades Básicas e já tem R$ 59 milhões em projetos inscritos, além de conseguir a licença ambiental para retomar as obras de esgotamento sanitário na Santa Clara e que os prédios da Palmira Vieira da Cunha e do Patronato agora estão sob administração do município. O prédio onde funcionava o Instituto Palmira (ao lado da Oi) deverá ser transformado em Escola Infantil. A coletiva foi finalizada com um café da manhã à imprensa e convidados.

Confira a seguir, a íntegra da entrevista coletiva em áudio, via 4Shared:



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.