Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

07 abril 2014

Gabrielense relata sobre tremores no Chile

Nos últimos dias, o mundo tem voltado suas atenções para o Chile, país situado às margens do Oceano Pacífico, por conta dos tremores de terra. Por estar situado em uma região de placas tectônicas, este fenômeno tem sido constante no país - o Chile está na divisa da Placa Sul-Americana com a Placa de Nazca, que são uma das maiores do planeta. Apesar de provocar seis mortes, os sismos que tem ocorrido diariamente não se compararam ao ocorrido em 2010, que matou mais de 700 pessoas e causou grandes estragos no território chileno. Sobre esta sensação, conversamos com o jornalista gabrielense Cleber Ismério de Oliveira (foto ao lado), que está morando lá há cerca de dois anos e relata sobre esta experiência de estar em um país que vive estes fenômenos.


Mais de 300 tremores de terra
Pela segunda vez, desde a minha chegada ao Chile em setembro de 2013 fui despertado por um temblor (tremor de terra). É uma sensação muito estranha ver a sua cama se mover, os móveis e portas fazem barulho como se estivessem sendo arrastados. A sensação é incrível sentimos como se estivéssemos no mar, tudo se move. O tempo foi curto. Imediatamente todos já comentam nas redes sociais como sentiram e como foi em cada parte do Chile. Temos hoje mais de nove mil brasileiros vivendo por aqui. 

O desespero dos familiares que estão longe também é notado. Principalmente depois dos dois fortes terremotos e do Tsunami no norte do pais. Mas fiquem tranquilos queridos conterrâneos de São Gabriel o povo aqui está preparado. Realmente os números são gritantes. O terremoto e tsunami de 2010 deixaram 500 mortos, os desse ano foram perdidas seis vidas. Os moradores sabem para onde correr quando tocam as sirenes de alerta. 

No início pensei que os tremores de terra seriam um problema. Hoje vejo que nao preciso me preocupar. Basta ter uma mochila de emergência pronta e prestar atenção nos alertas. Existem aplicativos que se pode usar no celular para monitorar todos os alertas e tremores que acontecem no pais. Estamos em um pais sísmico e o povo sabe viver sem problemas com isso. 

Sinto falta do chimarrão, de comer um escondidinho no TiMM Bar, de conversar com os amigos, mas o pais é, sem dúvida nenhuma, um grande espaço para empreendimento. Enquanto no Brasil enfrentamos um crescente aumento da criminalidade e impostos impraticáveis aqui consigo caminha a qualquer hora do dia. Então, o que é um terremoto? Apenas um movimento de terra. Os prédios estão preparados e para algum desabar precisa de muita coisa. Então estou tranquilo e feliz pela decisão de mudar de pais.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.