Dom Pedrito - De 19 a 26 de abril, comemora-se o Aniversário do Museu Paulo Firpo. Neste momento o museu permanece fechado à visitação e coincide com o início da Semana Santa, no feriado do dia 21 de abril. A programação será concentrada no dia 22 de abril, 20h, no Salão Nobre da Prefeitura, quando acontecerá a Sessão Solene de Aniversário, cujo ponto culminante será a doação, ao Museu pela família - viúva e filhos - de Armando Almeida, de um número significativo de gravuras desse artista plástico natural de Dom Pedrito.
Almeida teve uma carreira excepcional, reconhecida no meio artístico do Rio Grande do Sul e fora do Estado. Nunca se afastou da gravura, da xilogravura principalmente, embora tenha produzido obras em outros suportes, como tela e a argila ou o bronze, estas últimas como escultor. Fez uma de suas primeiras exposições em Dom Pedrito, na Biblioteca Infantil (então na Caixa d' Água) e no Dom Pedrito Country Club, no início dos anos 60. Aqui, lecionou desenho no Colégio Nossa Sra. do Patrocínio. Entre 1962 e 1963, assumiu a Direção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS – já nessa época um dos mais importantes museus do Estado. Foi professor de Artes na UFRGS, Coordenador do Departamento de Artes da UFRGS. Participou de exposições coletivas e individuais em inúmeras cidades gaúchas e ainda em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Participou de exposições no Uruguai, Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha e Rússia. Tem obras em coleções particulares e institucionais.
"Importantíssimo para nosso museu, contar com obras do pedritense Armando Almeida, nome da maior distinção nas artes do Estado, obras que enriquecem nosso acervo e orgulharão a todos nós. Assim se realiza um desejo do Armando, manifesto tantas vezes e a longo tempo, que ora sua família, liderada pela também artista plástica Mara Caruso de Almeida, concretiza essa idéia, justamente como um presente à comunidade , na data de Aniversário do Museu Paulo Firpo", declara o Museólogo Adilson Oliveira, diretor do Museu.