O Secretário de Obras - e ocupando interinamente a pasta de Serviços Urbanos - Felipe Nascimento Abib concedeu entrevista à RBC FM na tarde desta quarta (26), onde falou sobre as ações das duas secretarias e também de projetos que foram anunciados. Ele também falou sobre as ações da oposição, onde declarou tranquilidade perante os fatos. "Estamos adequando as Secretarias e conciliando as operações, onde estamos implementando as mudanças que eram necessárias", explicou.
Abib informou que em relação aos Serviços Urbanos, a pasta está com frentes de trabalho em vários bairros da cidade, como o Bom Fim, se antecipando ao Rodeio do Mercosul; Avenida Antônio Trilha, e começará ações de limpeza e manutenção nos Bairros Independência e Esplanada neste final de semana, além de demais lugares da cidade. Sobre a taxa de recolhimento de lixo, que foi questionada na comunidade, o Secretário esclareceu que sempre existiu esta taxa, mas nunca foi cobrada.
"Não podemos fazer favores, até por que temos uma estrutura que precisa ser organizada, por isso, implementamos a taxa. E com a cobrança, o serviço melhorou, o que é reconhecido pela comunidade gabrielense", acrescentando que outras ações estão sendo desenvolvidas. Por exemplo, proprietários de terrenos que não são limpos, serão notificados, assim como a questão das calçadas.
"As calçadas públicas serão recuperadas, agora as particulares que não estiverem em condições, vamos notificar os proprietários, pois ela é de responsabilidade deles", além de conversações com a AES Sul para que a companhia providencie o alinhamento e recuperação de postes. "Nossa meta é qualificar a estrutura do Centro, melhorando as condições e qualidade do passeio público", explicou. Dentro desse objetivo, Abib falou sobre as lixeiras, que serão implementadas após licitação. Estas serão totens que terão espaço publicitário, cujas estruturas estão sendo construídas em locais pré-definidos na área central da cidade. "Não pararemos por aí, vamos recuperar as paradas, onde será feita a exploração dos espaços publicitários e dotar outras de bancos, após sua recuperação".
Sobre as Praças, o Secretário de Obras disse que uma equipe foi destinada para mantê-las e que a recuperação será gradual. "Mudamos os horários das equipes e assim, vamos recuperando várias praças como a da COHAB, que está limpa, a Tunuca (Silveira), que está tendo os galhos mortos de árcores podados. Vamos também recuperar a Praça Dr. Fernando Abbott, onde temos uma emenda de R$ 250 mil destinada pelo Senador (Paulo) Paim. Aliás, estamos tendo recursos de emendas pela primeira vez em São Gabriel, graças ao trabalho e bom relacionamento político", frisou.
Sobre a questão dos buracos nas ruas, Felipe Abib explicou a situação começando pelo calçamento, que desde outubro conta com uma equipe de quatro funcionários que realiza a recuperação dos calçamentos de pedra e paralelepípedo. "Assim, vamos recuperando os calçamentos com menos custos. Neste sábado, por exemplo, iniciaremos a recuperação do calçamento da Francisco Chagas, na passagem de nível. Acertamos com a ALL para a retirada dos trilhos para o conserto do local. Quanto aos calçamentos nas ruas da cidade, está tudo sanado", explicou. Sobre a usina de asfalto, Abib foi claro: não sairá ainda neste ano.
Ele informa que devido à pouca estrutura que não seria suficiente para uma usina somente, a meta é construir uma nova fábrica de tubos. "Há ruas que não estão preparadas, porque precisam também de tubos. Estaremos realizando uma nova licitação para adquirir mais uma fábrica de tubos, por isso pedimos que a Câmara aprove a contratação de mais 15 funcionários. A partir disso, em 2015, é que buscaremos uma nova usina de asfalto", frisou. Como medida para o momento, será aplicada uma emulsão, somada à fresa (restos de asfalto da BR-290, doados pelo DAER), além de aplicações de asfalto à quente, para tapar os buracos das ruas, além das operações realizadas pela São Gabriel Saneamento.
Sobre questionamentos políticos, Abib falou da questão do recurso de R$ 18 milhões que seria usado para asfaltamento da Avenida Tito Prates e demais do Bom Fim. Ele afirmou que o recurso não existe, que "era mentira". "Quando vencemos a eleição, mantivemos contatos para dar continuidade aos projetos. Na verdade, era um financiamento do programa Pró-Transporte, onde pedia que o município apresentasse capacidade de financiamento, o que não existe. São Gabriel não pode financiar nenhum real", afirmou.
"Mas vamos terminar todas as obras. A oposição critica, mas não entende das coisas. São Gabriel não vive mais a época que Secretário tinha de pedir favor ao Prefeito ou que para conseguir algo, tinha de pedir favor a vereadores ou a candidatos. Esta política é passado", disse.
Sobre as denúncias feitas pelos vereadores do PDT ao Ministério Público, Abib diz que o Governo está tranquilo. "Estamos tranquilos, mas os vereadores do PDT se preocupam em fazer denúncias vazias. Mas eles podem fazer, por que nós temos muitas denúncias a serem feitas, a disposição dos senhores vereadores. Fizemos em um ano muito mais do que seria feito em quatro ou oito. Que os vereadores vejam as obras nas unidades de saúde, aliás, porque eles são contra o PSF (Programa Saúde da Família), onde teremos os médicos estrangeiros atuando no Élbio Vargas, assim que as reformas forem concluídas? Querem fazer comparação, podem fazer, mas foi feito muito mais em um ano do que quatro ou oito anos. Ficamos tristes que São Gabriel perdeu tanto tempo, mas ficamos faceiros que estão se importando, mostrando que está tudo dando certo", finalizou.