CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

12 março 2014

Rosário: Secretaria de Educação e Cultura na busca de recursos

Departamento é sediado no Centro Cultural de Rosário 
Rosário do Sul - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento Cultural, tem buscado por meio da captação de recursos, viabilizar projetos culturais, procurando recursos das esferas federal, estadual e privada. Segundo o Chefe do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura, Celomar Marques, esta metodologia de trabalho segue o plano de ação do Governo Municipal que busca a implantação de políticas públicas para a cultura através de projetos nos mais diversos segmentos. 

“Estamos com uma equipe focada nesse trabalho, temos aqui a Daniela Dineck, funcionária do quadro que trabalha direto com o sistema Pró Cultura e Ministério da Cultura, monitorando editais e formação na área, bem como a Chefe do Setor de Teatro, Marina Rocha, que tem trabalhado na confecção dos projetos tanto para atender editais direcionados a esfera pública, quanto para entidades quando é o caso”. 

Atualmente o Departamento Cultural possui 13 projetos elaborados, sendo 11 encaminhados e 2 em fase de formatação. Recentemente foi aprovado o Projeto Museu Digital, que por trâmites legais está em fase de conclusão para assinatura do convênio com o estado, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para investimento. Igualmente em andamento encontra-se o projeto da Reforma do Piano de Cauda do Teatro, que se viabilizado será investido R$ 30.000,00(trinta mil reais), esses na modalidade Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Governo Estadual. Quanto à esfera federal, estão em fase de formatação, dois projetos que devem ser encaminhados em parceria com associações e ou entidades que possuam documentação em dia, como por exemplo, Grupo da 3º Idade Fonte de Vida e Grupo Arte e Vida, para o desenvolvimento de atividades sócio culturais em todos os âmbitos de acordo com a característica de cada grupo. 

Na esfera privada, foram encaminhados para Unimed Região da Fronteira,nove projetos, envolvendo ações culturais como: Rosário em Cena, Da Casa Para a Escola da Escola Para o Teatro, Feira do Livro, troca de cadeiras, iluminação, sonorização e climatização do Teatro Municipal, bem como manutenção de prédio histórico da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil a qual completará cem anos no mês de Setembro, sendo este também enviado para as empresas Suvinil e Renner. Outro ponto é o incentivo à produção de projetos para outras áreas, como o esporte. A Associação Rosário de Esportes, procurou o Departamento Cultural que apoiou a instituição na composição do projeto da entidade para a FUNDERGS, buscando recursos para representar o município no campeonato estadual sub 17 de futebol, através de edital específico para entidades, sendo que o projeto foi feito e entregue a associação, que por dificuldade com um documento referente ao INSS, terá que cadastrar o mesmo no 2º semestre. 

Por outro lado, com o apoio da equipe de captação do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura, está pronto e será enviado a FUNDERGS, em edital para Prefeituras, o Projeto Bom de Escola, Bom de Bola, que sendo viabilizado será executado pela Secretaria de Desporto e Turismo, consolidando assim uma parceria entre secretarias municipais visando o desenvolvimento social de acordo com os objetivos do projeto proposto. O Chefe do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Cultura, Celomar Marques, salienta que o setor esta a disposição da comunidade cultural, “Nosso objetivo é captar recursos, auxiliar entidades e instituições a buscar recursos também, não importa a área, o importante é que estejamos sempre buscando”.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.