Mais uma polêmica envolve uso de veículos da Prefeitura para fins particulares. O vereador Marcos MEC Vieira (PSDB) fotografou (foto acima) um microônibus da Secretaria da Saúde que foi utilizado para transportar carnavalescos da Liga gabrielense para assistir o Carnaval de Uruguaiana, encerrado neste sábado. A Prefeitura, por sua vez, por meio do Secretário de Administração Ricardo Gomes, justifica que o uso dos veículos é autorizado por lei. Mesmo assim, a questão motivou debates acirrados pelas redes sociais.
![]() |
Delegação gabrielense que foi a Uruguaiana em frente ao ônibus, junto com a Secretária Denise Lisoski |
O fato também aconteceu quando do transporte de torcida ao Garota Verão. Sobre isso, o Secretário de Administração, Ricardo Gomes, salientou em entrevista ao blog Coluna Ponto de Vista que haá uma lei que autoriza o empréstimo a entidades constituídas, como a Liga das Entidades Carnavalescas de São Gabriel. Ele frisou que este ato é legal pela Lei nº 3544/2013, que autoriza o empréstimo de ônibus pelas entidades constituídas e que nenhum paciente ficou sem ser atendido.
As opiniões foram expressas por todos os lados pelas redes sociais. Pela parte dos Carnavalescos, a coreógrafa Sabrina Santana se manifestou também via Facebook. Ela esclarece que foi um pedido da Liga para o Prefeito que foi atendido, onde os representantes foram buscar informações sobre como é realizado o Carnaval de Uruguaiana e as entidades, para o crescimento do Carnaval local. A vereadora Karen Lannes lembrou que pagava do próprio bolso ônibus e vans para transportar ao Carnaval, campeonatos e festivais, quando era Secretária de Turismo, e que já é hora da Prefeitura ter um ônibus próprio para isso.
"Mas mandar um Micro Ônibus da Saúde (que segundo o secretário não é da Saúde e sim cedido para a mesma) se é cedido é da Saúde é uma falta de respeito para os que foram e para uma cidade inteira", disse a vereadora. Embora tenha havido explicações, o assunto ainda vai dar o que falar nas próximas horas.