Do Diário Popular
Pelotas - A TV Nativa, que começou suas atividades em 2004, anunciou que está desativando seu departamento de jornalismo. O último programa da área foi transmitido na quarta-feira (12). Segundo o diretor-geral da empresa, Cláudio Omar Haubman, a decisão se deveu pelo pouco apoio do empresariado e do Poder Público pelotense em relação aos patrocínios.
Com isso, o canal 18 apenas retransmitirá a programação musical da Top TV, onde é afiliada, além dos programas não-jornalísticos. Segundo Haubman, a empresa passa por um período de reestruturação da TV, em busca de uma reformulação que permita ir atrás de uma nova bandeira de nome nacional. No final de junho do ano passado, a Nativa encerrou uma parceria de cinco anos com a Rede Record e, antes disso, já havia trabalhado com a bandeira do SBT.
Em Bagé, onde o apoio é considerado melhor, inclusive por parte do Poder Público, o jornalismo continua. O Jornal da Campanha, que cobre cidades da região como Candiota, Pinheiro Machado e outras, se mantém. Os programas locais Terra Sul, Boa Companhia, Saber Mais e Conexão também não deixarão a grade.
Haubman deverá reformular a TV, acenando com a possibilidade de retomar este departamento assim que a emissora for reestruturada, mas não tem prazo para isso acontecer.