A cidade de Pedras Altas, cujo prefeito e vice foram cassados, terá nova eleição no dia 6 de abril. A decisão foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, na terça-feira passada. Na mesma data, acontecerão as eleições em São Jerônimo e Taquari. O prefeito de Pedras Altas, Jair Luis Bellini (PT), teve seu diploma cassado em abril do ano passado.
Ele foi eleito como vice-prefeito, mas passou ao cargo após Gabriel de Lellis Júnior (PPL) reunciar para atuar na área médica, pelo Programa Mais Médicos. Ambos foram denunciados por captação ilícita de votos e prática de conduta vedada a agente público em campanha.
A denúncia feita pela Coligação "Por um futuro melhor", apontava compra de votos, extração de areia do Rio Jaguarão através de servidores da Prefeitura, distribuição em troca de votos, empréstimo de um trator, distribuição irregular de material de construção destinado ao programa Minha Casa Minha Vida e aquisição de peças automotivas com recursos públicos.
Atualmente, o vereador Giovane Corrêa Gimenes (PT) é o Prefeito interino da cidade. A chapa que ganhou a eleição na época, formada pelo PPL e PT, obteve 987 votos (52,67%) contra o ex-prefeito Sílvio Neto, da coligação de oposição que ingressou com a ação.