João Pedro Lemos
Colunista do blog
Um futuro de medo
Às vezes esse calorão me assusta, chego a pensar em grandes catástrofes, pois quando penso no grande volume de poluição e emissão de gases na atmosfera, realmente me preocupo... Imagine agora todos os carros do mundo emitindo CO2, mais fábricas e outros... Sempre defendi a natureza, preservação do meio ambiente porque sabia das consequências disso tudo, mas a ambição, status, dinheiro que de certa forma comprou até o censo de preservação da própria espécie. Infelizmente as previsões são as piores, aquecimento global, camada de ozônio...
![]() |
Ciclo que causa o aquecimento global e o aumento da temperatura: situação preocupante |
O que o ser humano esqueceu é que o básico da vida o dinheiro não compra, não fabrica, simplesmente existe como ordem de uma sequência natural e é um direito de todos. Nossa inteligência que desenvolveu nossa tecné, tecnologia, extensão de nossa potencialidade, só foi assimilar mais tarde que acima de todos os valores e bobagens criadas pelo ser humano está à vida e como ela é, o bastante para muitas aventuras e emoções junto a um lugar perfeito, completo que é a natureza que estamos destruindo a cada momento...
Realmente me chamou atenção às previsões de James Lovelock, renomado cientista inglês, que diz que o aquecimento global é irreversível e que mais de 06 bilhões de pessoas vão morrer neste século. Diariamente tenho pensado nisso e estudando as transformações químicas da terra chega-se perfeitamente a conclusão de que sérias transformações estão para acontecer. Pensando simplesmente no número de carros nos anos 70 em que já se reclamava de poluição, pense agora com os carros populares, onde quase toda a população tem acesso a veículos a base de combustíveis fósseis. Imaginem agora todos esses carros no horário de pico... É muito CO2 na atmosfera e é apenas um dos gases do efeito estufa.
O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maior parte deste aquecimento, observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.
Os gases de estufa (Vapor de água 70% (H2O2), (dióxido de carbono 9% (CO2), metano 9% (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx) absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa». Um dos piores gases é o metano, 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos.
Agora pensem e somem qual a conclusão? As previsões de James Lovelock.