![]() |
Giba Giba morreu nesta segunda, em decorrência de um tumor (foto Marcelo G. Ribeiro) |
A música regional gaúcha perdeu um grande nome nesta tarde de segunda (3). O cantor, compositor e instrumentista gaúcho Gilberto Amaro do Nascimento, ou Giba Giba, como era conhecido, não resistiu à complicações de uma cirurgia e faleceu às 14h20, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Giba Giba estava enfrentando um tumor no duodeno, e será velado no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Erico Verissimo, 307), a partir das 20h.
Nascido em Pelotas a 6 de dezembro de 1940, Giba Giba se consagrou na música do RS, principalmente na percussão. Era um dos maiores expoentes na utilização do tambor sopapo, instrumento que traduz muito da identidade musical gaúcha, e difundiu a cultura afro-brasileira no Sul, chegando a ser assessor de assuntos afro-açorianos da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Também foi fundador da Escola de Samba Praiana, sendo seu primeiro presidente. Em 40 anos de carreira, foi premiado com o Açorianos de Música com o álbum "Outro Um" e na 17ª edição, com o Prêmio Açorianos especial como destaque músico gaúcho.